Google+ MGTE | Moto Grupo Tchê Estradeiros: A arte da frenagem com motocicleta
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terça-feira, 18 de junho de 2013

A arte da frenagem com motocicleta

Ao ler o título acima, talvez você tenha se perguntado. Arte? O que há de tão difícil em frear uma moto, ao ponte de alguém chamar isso de arte? Se você fez esta pergunta, ou mesmo que não a tenha feito, mas teve a sua curiosidade aguçada, e principalmente se for motociclista: será bom ler com atenção esta matéria.

Frear uma moto, não é uma tarefa tão simples como alguns imaginam. Para muitos; basta apertar com força a manete do freio dianteiro e pisar com força no pedal do freio traseiro e pronto, tarefa executada, a moto para. Porem: por incrível que pareça, a tarefa não é tão simples assim. Na verdade frear moto é algo complexo, uma verdadeira arte, e que requer muita habilidade. Porém com estudo cuidadoso das recomendações dos especialistas, e aos poucos colocar em prática com cuidado é claro, as orientações dada por estes especialistas, a sua habilidade de frenagem, sem dúvida irá melhorar sensivelmente. No intuito de ajudar, veja uma matéria de uma tradução livre feita por Andrew Trevitt, lançado na série habilidade denominada como A dança dos freios, que considerei muito boa e que sem dúvida será de ajuda para você. Diz a matéria:

  1. É verdade que a maior força de frenagem de uma moto é proveniente do freio dianteiro, o traseiro pode ser usado de maneira particular para tornar sua pilotagem mais suave e segura. Em certas situações, usar o freio traseiro para diminuir a velocidade – ao invés de cortar o acelerador ou mesmo apertar o freio dianteiro – afetará menos a moto e o manterá alinhado em uma curva ao invés de sair dela. Para usar o freio traseiro corretamente, ele deve estar bem ajustado. O pedal deve estar a poucos milímetros abaixo do seu pé quando você estiver em sua posição normal de pilotagem. Um pedal mal regulado pode lhe forçar a sentar torto ou tornar difícil a ação de apertar o freio gradualmente.
  2. Quando entrar numa curva, deixe o freio traseiro apertado até o momento em que o freio dianteiro é solto e a moto estabilize inclinada. Isto impedirá que a frente da moto se eleve assim que o freio dianteiro é solto e antes que as forças de uma curva atuem. Isto serve para que mantenha as bengalas comprimidas. Assim que o acelerador começa a ser aberto, use o freio traseiro para modular ligeiramente a sua velocidade se você achar que está indo muito rápido. Nesta hora, fechar o acelerador transferirá muito peso para a dianteira e fará com que você abra o traçado da curva, entretanto, se aplicar o freio traseiro fechará o traçado da curva e o colocará do lado interno da curva. Tente evitar usar muito o acelerador simultaneamente com a correção no freio; você deve acelerar apenas para tirar o motor da marcha lenta e tirar o peso da roda dianteira.
  3. Durante manobras de baixa velocidade assim como retornos, o efeito giroscópio do motor funcionando mantêm a moto equilibrada. Você pode usar isso em seu benefício utilizando o freio traseiro e patinando um pouquinho a embreagem para manter o giro um pouco mais alto do motor. Tente fazer retornos usando diferentes combinações de embreagem, de freio traseiro e acelerador para achar o que funciona melhor para você e sua moto. Geralmente, a quantidade de giro de motor e embreagem para manter o chassi estável e em movimento é pouca quando associada à modulação de velocidade feita pelo freio traseiro. Tenha em mente que esta técnica acarreta em maior desgaste das pastilhas de freio traseiras e dos discos de embreagem, assim, devem ser verificados com mais freqüência.
  4. Em curvas nas descidas de montanhas e serras o freio traseiro pode ser usado para evitar que se ganhe muita velocidade mesmo com o acelerador aberto – especialmente em longas descidas. Nas curvas, abra o acelerador o mais cedo possível para não sobrecarregar o pneu dianteiro com o peso da moto, e cuidadosamente use o freio traseiro para manter a velocidade desejada. As curvas de descidas de montanhas são conhecidas por sobrecarregar a dianteira da moto fazendo com que você abra o traçado das curvas, mas, mantendo o acelerador aberto e cuidadosamente aplicando o freio traseiro resultará numa distribuição de peso equilibrado e o mantém no traçado desejado. Com prática e experimentação, usar estas técnicas de freio traseiro se tornará intuitivas e lhe darão mais confiança, suavidade e segurança em situações que antes lhe pareciam preocupantes.


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