Google+ MGTE | Moto Grupo Tchê Estradeiros: Saiba quão importante é a suspensão dianteira da moto
" UMA BOA VIAGEM LIMPA A SUA MENTE, RESTAURA A SUA FÉ E TE MOSTRA A BELEZA DA VIDA! "

domingo, 16 de junho de 2013

Saiba quão importante é a suspensão dianteira da moto

Todo motociclista ligado em curiosidades da sua moto sabe que a suspensão dianteira é mais importante que a traseira. É a roda dianteira que determina o rumo e a direção que a moto leva. Além disso, é ela que absorve todos os choques e impactos que a moto possa sofrer, impedindo ou diminuindo as possibilidades de atingir os braços do piloto. Confira algumas curiosidades sobre este elemento essencial.

Ao longo da história da indústria motociclística e, desde 1908, quando surgiu a primeira moto equipada com suspensão em sua roda dianteira, vários sistemas foram testados. A Vespa utiliza o célebre sistema articulado em tesoura e a Tesi da Bimota tinha uma balança dianteira monobraço, que aplica o conceito de paralelogramo deformável. Provavelmente, e avaliando os fatores que distinguem uma boa de uma má suspensão – peso, custo, número de peças, facilidade de montagem – o melhor até hoje inventado foi o garfo telescópico hidráulico.
Uma das curiosidades mais interessantes é saber como um pequeno detalhe, como o ângulo de montagem da suspensão, vai determinar todo o comportamento e filosofia da moto. As motos comuns possuem um ângulo aberto, em que as bengalas ficam mais inclinadas. Isto permite uma maior estabilidade e conforto nas retas e nas curvas abertas. Por outro lado, a moto se torna menos ágil, mas quando o objetivo é apenas circular com segurança e de forma tranquila, isso não é importante.
Já nas motos de off-road e nas esportivas, o ângulo é mais fechado, o que torna a moto mais ágil, mais sensível e permitindo manobras mais arrojadas.

A suspensão absorve os impactos em duas situações: para cima e para baixo, assim, o pneu encontra uma irregularidade, uma lomba, ou um buraco, depressão. Quando há um obstáculo e a roda sobe, o movimento faz o cilindro entrar dentro da canela. Aí, todo o sistema – as molas, válvulas de fluxo, óleo hidráulico – vai não só amortecer o impacto, protegendo o piloto, mas também manter a estabilidade da moto. Se a roda subir muito alto, o risco de o piloto perder o controle ou pelo menos sofrer instabilidade é bem maior.
O sistema funciona da melhor forma quando a roda encontra um buraco e desce. Ele permanece “vigilante”, aguardando o impacto que a roda recebe quando encontra de novo o piso e repetindo o procedimento anterior, como se fosse uma irregularidade. Tudo isto acontece em uma pequena fração de segundos e quanto mais rápido e maior for a velocidade a que segue a moto.

É importante que todo o sistema seja resistente para manter a estabilidade e segurança da moto – e por isso é também fundamental que todo condutor não deixe prestar atenção em qualquer sinal de desgaste do pneu ou de qualquer elemento de sua suspensão dianteira.

Os cuidados com a suspensão dianteira da sua moto
Agradeça imensamente aos pesquisadores que inventaram a suspensão todas as vezes em que você passar por um buraco e não for arremessado com sua moto para quilômetros de distância. Para quem tem uma moto, mas não conhece absolutamente nada sobre sua mecânica, vale salientar que esse sistema tem a função primordial de absorver as imperfeições do asfalto, manter os pneus em contato com a pista e impedir que as irregularidades do solo sejam levadas aos braços do piloto

suspensao dianteira das motosPor meio de um complexo sistema composto por peças como pré-carga, compressão e retorno, a estabilidade de sua moto é assegurada, independente do terreno em que você transite. Entretanto, existem algumas dicas e curiosidades que devem ser conhecidas pelos condutores, a fim de não encurtarem a vida útil da suspensão de sua moto e, portanto, desperdiçar dinheiro desnecessariamente. Vamos a algumas delas.

cuidados com a suspensao dianteira das motosA primeira entre as dicas e curiosidades é a mais óbvia, mas pouco seguida pelos motociclistas. Use sua moto apenas para o fim a que ela se destina. Em termos práticos: maltratar uma naked em terrenos excessivamente sinuosos, como se estivesse como uma off-road, pode resultar em danos irreversíveis aos eixos, tubos internos e pistões, sobretudo com relação à suspensão dianteira

ajuste suspensao dianteira das motosEm uma freada brusca ou agressões do solo à sua moto, é o sistema dianteiro que sofrerá os maiores impactos, o que amplia a necessidade de adotar alguns cuidados com essa parte de sua máquina.
suspensao de motocicletas


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...