É bom saber que só existem dois tipos de freios:
1)TAMBOR, onde no interno desse tambor há lonas que se atritam nas paredes internas fazendo as rodas pararem de rodar . Geralmente são freios mais progressivos, onde o piloto precisará de uma distância de parada maior, cujo o acionamento do manete ou do pedal precisa ser mais forte. Por isso, a noção de distância e tempo de frenagens precisa ser maior, também.
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Disco de freio |
2)DISCO, um disco que, com ajuda de cáliper (pinça) e pastilhas (material abrasivo que "mordem" os discos ), ajudam a pararem as rodas. Este tipo de freio necessita de mais sensibilidade de manejo do manete ou do pedal. A distância de frenagem, que precisará ter, é menor, por causa de sua maior eficiência de frenagem em relação ao tambor. Mas, esta distância de frenagempoderá ser maior ou menor em relação a 6 fatores: 1- pneus mais aderentes (macios); 2- tipo de solo (seco, molhado, terra e com pedrinhas...); 3- tipo do cáliper (pinça), simples, duplo ou triplo para cada disco; 4- tamanho do disco; 5- flexíveis ( ou mangueiras de fluido de freio), que ligam o manete, ou pedal, até o cáliper; 6- peso da moto.
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Disco com grande circuferência e cáliper duplo |
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Cáliper de pistão duplo |
O cáliper é a pinça que prende as pastilhas e auxiliam para que estas pastilhas mordam o disco. É neste cáliper que podem ser simples, duplo ou triplo, ou seja, há pistões que empurram as pastilhas de força pequena (cáliper de pistão simples), de força média (cáliper de pistões duplo) e de grande força (cáliper de pistões triplo).
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Cáliper de pistão simples |
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Flexíveis de freios |
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Pastilhas de freios |
Mas, espera aí! E os outros tipos de freios como o ABS?
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Vejam catracas no meio do disco: este é o ABS |
Amigos, na verdade o ABS, CBS, Freios hidráulicos e etc. são sistemas de frenagens. Na maioria das motos com freios a disco existem sistemas de freios hidráulicos, onde o óleo de freio é quem faz a pressão para que as pastilhas mordam os discos. Dentre estes sistemas, muitas motos, hoje, possuem um sistema eletrônico maravilhoso, chamado ABS que evita o travamento das rodas em frenagens mais bruscas. Este sistema é muitíssimo eficiente. Acho que em até bicicletas deveria ter este sistema! Bricadeirinha. Aqui, o piloto pode "meter" a mão no manete ou o pé no pedal que a moto não derrapa! Motos de pequena cilindrada como as CB 300 R, XRE 300 já possuem este sistema. Motos mais caras, com muita tecnologia, como todos os modelos da BMW, alguns modelos da KTM, e a mais bem avaliada moto a Ducati Multistrada 1200, possuem sistemas eficientíssimos de ABS.
Amigos, uma novidade ( nem tanto assim) é o sistema de frenegem COMBINADO (CBS - Combined Brake Systen), ou seja, quando se usa o pedal de freio traseiro, mesmo que não acione o manete dianteiro, a frenagem é feita combinadamente para os dois freios, com uma pequena carga para o dianteiro. Motos como a Scooter Lead 110 e as maxi Scooter Burgman 400 e 650 já possuem este sistema. Para um paiz, como o Brasil, que em suas auto-moto escolas não se ensina a frear uma motocicleta, estes sistemas são importantíssimo para os iniciantes neste mundo viciante, e fascinante, das duas rodas.
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