Google+ MGTE | Moto Grupo Tchê Estradeiros: Como escolher a moto custom ideal?
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terça-feira, 30 de julho de 2013

Como escolher a moto custom ideal?

A primeira coisa que deve ser considerada ao selecionar uma motocicleta é a finalidade para a qual ela será destinada, bem como a utilização que dela se irá fazer. Isto é básico. É fundamental! Senão você corre o sério (e decepcionante, e caro) risco que comprar a moto errada.

Critérios para a Seleção

Quais custons? No mercado há opções para todos os gostos e bolsos. E aí está a primeira questão a ser conciliada: Finalidade x Utilização x Gosto x Bolso.

Portanto, a moto que pretende escolher, deverá satisfazer as seguintes condições básicas:

  • Finalidade: lazer
  • Utilização: passeios e eventuais pequenas, médias ou longas viagens
  • Gosto: visual “clássico atualizado”, porém, com tecnologia moderna (instrumentação o mais completa possível, rodas de liga leve etc)
  • Bolso: De acordo com a sua disponibilidade

A Escolha “Racional”

Moto se escolhe, primeiramente, na base da emoção! Senta na moto, segura o guidão, dá a partida e acelera. Ouve o ronco do motor, que é um dos “principais fatores” para selecionar uma moto. Duvida? Fala com qualquer motociclista, olha a quantidade de opções de escapamentos que tem no mercado, a quantidade de vídeos no YouTube, só com “o ronco da minha moto“!

A moto tem que “vestir” na gente (ou será o contrário?). O primeiro parâmetro “racional” (se é que se pode utilizar a palavra “racional” quando o assunto é moto) é o” test drive”. Infelizmente, aqui na minha região isto não existe. Por que? Não sei, acho que as concessionárias pensam que não é fator decisivo para venderem bem. Sei lá…

Mas, comprar uma moto, levando em consideração apenas o fator “emoção” e as impressões ao pilotar no test drive (que sempre vai ser limitado – no máximo vai dar alguma idéia do que é a moto), é muito pouco, pelo menos se você vai suar para pagá-la e, se não gostar, vai ter que ficar engolindo o sapo por muito tempo. Aí perde toda a graça, e deixa de ser diversão e prazer.


O Que Pode Ajudar na Hora de Fazer a Escolha

Antes de mais nada, você deve saber o quanto está disposto (ou pode) gastar na compra.

E, lembre-se, aqui não se conta só o valor a pagar pela moto, some aí, também, os valores do emplacamento, seguro (se for fazer), rastreador, alarme, acessórios, condições de financiamento, entrada, valor da prestação etc etc.

Procure saber o quanto você irá gastar, por mês com sua moto, dada a utilização que você vai fazer dela (custo médio mensal). Pode acontecer que você tem condições de comprar a moto, mas… não tem condições de manter!
  • Determinar finalidade, utilização etc (isto já falei)
  • Ver quais as opções no mercado
  • Criar um quadro comparativo com as especificações dos modelos selecionados
  • Relacionar quais as características são mais importantes para você. Ex.: pra mim ter cardã ganha ponto, conforto então nem se fala, aceleração nas ultrapassagens (torque) mais pontos etc
  • Relacionar quais as características não são importantes para você. Ex.: pra mim consumo médio não é importante, mas autonomia é (ou seja: capacidade do tanque x consumo médio), velocidade final (não vou correr), custo médio de manutenção / km rodado (vou rodar pouco), depreciação (valor de revenda) etc
  • Relacionar quais as características são obrigatórias. Ex.: potência >= 50Hp, torque >= 6kgf.m etc
  • Relacionar quais as características são eliminatórias. Ex.: pneus com câmara, transmissão por corrente etc (você pode notar que duas motos da relação já estão eliminadas, mas deixei, mesmo assim, para ter mais opções de comparação)
  • Ler o maior número de reportagens (mesmo que sejam repetitivas – sempre tem uma novidade)
  • Conversar com outros motociclistas. Aqui um cuidado especial: é muito comum o pessoal “puxar a braza para a sua sardinha“, ou “queimar a sardinha do vizinho“,  e você ter uma opinião parcial
  • Fazer visitas às concessionárias e conversar com os vendedores sobre as motos que você está considerando (deles e da concorrência – mesma observação das “sardinhas“)
  • Informar-se, não apenas das qualidades e “pontos fortes” dos modelos sendo considerados, mas, principalmente, dos problemas, em particular os “crônicos” (vazamentos, desgastes prematuros etc)
  • Informar-se sobre a qualidade dos serviços e do atendimento da rede de concessionárias das marcas selecionadas, para a sua região
  • Procurar saber os valores da “cesta básica” de cada modelo (custo das revisões, itens de consumo, peças/partes que habitualmente quebram em quedas e/ou acidentes etc)
  • O nome pode parecer estranho, mas há um teste chamado “ass test” (“teste do assento”), que é bem útil na hora de selecionar uma moto. Como funciona? Simples: vá a uma concessionaria e sente na moto que você tem em vistas. Procure encontrar a posição correta de pilotagem (coluna, braços, ombros, pernas etc) e verifique se você sente-se confortável (tronco ereto, braços relaxados, pés alcançando com conforto as pedaleiras etc). Se você “vestiu” a moto, um sorriso (maior ou menor) irá surgir em seu rosto. É o que os americanos chamam de “grin factor” (“fator sorriso”). O “grin factor” é um dos fatores determinantes na hora de escolher uma moto (seja no “ass test” seja no “test drive“)
  • Verificar se o tamanho da moto é compatível com o seu tamanho. Não há dúvidas que pessoas de qualquer tamanho (altura, peso) podem pilotar motos de qualquer tamanho, mas isso não quer dizer que a pilotagem será confortável, muito menos que não irá parecer esquisito um sujeito grandalhão em cima de uma 125cc e vice-versa. Dica: leve uma câmera fotográfica (ou o celular) e peça para alguém (o próprio vendedor) tirar umas(s) foto(s) sua(s) sentado na moto. Tire pelo menos uma pela lateral da moto, com você sentado corretamente na posição de pilotagem, olhando para a frente (coloque o pé, que irá aparecer na foto, na pedaleira e equilibre a moto bem na veritcal, com o outro).
  • Se disponível, fazer test drives (nas concessionárias ou em motos de amigos)
  • Acompanhar/participar de discuções nos forums de motociclistas. Isto vale ouro, pois o pessoal quer se ajudar, e as opiniões, via de regra são muito boas.

Fonte: http://www.umdrinknoinferno.com
Contribuição: AJ Souza

2 comentários :

  1. Senhores, desculpem o incômodo, estou entrando no mundo 2 rodas agora e gostaria de saber qual dessas é a "menos pior" pra começar (todas 250): Regal Raptor Fênix Gold, Sundown V.Blade, FYN, Mirage ou então desenaca de custom de entrada e começa com uma fazer até se acostumar? Podem me dar uma luz (mesmo que venha das trevas)? PS: moto para ir ao trabalho que fica prox a casa e sem muito transito

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    1. Depende para o que tu vai querer, se é só para ir ao trabalho e dar uns rolês, ou se é para usá-la para o trabalho, como moto-boy.

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