Parece básico, mas é o inverso. Apertar raio de moto requer técnica, caso contrário, é prejuízo na certa |
Para quem não sabe, a falta de aperto adequado em um raio pode levar a um pneu furado, raios quebrados ou até ao empenamento de uma roda. Porém, antes de começar a matéria alguém deve estar se perguntando: afinal, para que servem os raios? Bom, segundo especialistas, a estabilidade da roda depende da correta distribuição da tensão entre todos raios. Em um português bem claro: sem raios, nenhuma roda de moto ou bicicleta anda.
Diversidade
Para quem não sabe, há uma variedade de tipos de raios e sua qualidade geralmente se dá, principalmente, pela qualidade do aço com que eles são fabricados.
Há variações de desenho, mas o mais comum é encontrar os que têm espessura uniforme e algumas medidas de diâmetro, que aqui no Brasil costumamos chamar de raio simples ou duplo.
É também comum encontrar em aço ou inox, sendo estes últimos os melhores, não só porque não enferrujam, mas porque também costumam ser mais resistentes.
Raios trefilados são difíceis de encontrar. Uma outra desvantagem é que eles são caros e requerem um especialista para uma boa montagem e centragem.
Os niples também apresentam diferença de desenho e qualidade. Niples mais longos que permitem melhor apoio da chave de niples costumam ser os melhores para uso comum. Niples de alumínio só os de alta qualidade e casados com raios também de qualidade própria.
"Afinando-os"
Na prática, se existe um certo preparo para "colocá-los nos eixos", para identificar raios frouxos é uma tarefa fácil. De acordo com especialistas consultado, basta uma batidinha com chave de metal em cada raio, como se estivesse afinando um instrumento musical. Os que vibrarem desafinados precisam de aperto. Mas nem pense em sair apertando de um por um até o fim da folga, isso desalinharia completamente a sua roda. Para isso, há uma chave especial.
Para Márcio Chagas, conhecido por "Chaguinha", mecânico autônomo de motos no centro de Fortaleza, na Rua Clarindo de Queiroz, no Centro, afirma basta fazer um esquema simples para que isso ocorra: "apertar todo terceiro raio e não mais que meia volta por vez", explica.
"Comece apertando o raio mais próximo do bico da câmera de ar, esse será o raio número um (1). Não esqueça nunca: aperte apenas meia volta por vez cada raio. Segundo ele, tome cuidado de deixar todos com o mesmo aperto. "Às vezes será preciso acochar e às vezes não. Além disso, é uma boa ideia manter uma mão no último raio que foi apertado, assim não se perderá durante a manutenção", salienta o especialista.
Ele diz que tem outro passo. "Continue apertando cada terceiro raio. Após apertar o raio número 1 pule os raios 2 e 3 e aperte o 4. Siga esse padrão pulando dois raios e apertando o terceiro. Dessa forma, você apertará os raios número 4, 7, 10, 13 e assim por diante", detalha o profissional.
Ele finaliza afirmando que o passo final é enquanto você gira a roda apertando os raios, os que tinham sido pulados vão sendo apertados de forma que o aro permaneça alinhado. "Isso deve ser repetido quantas voltas forem necessárias até que todos estejam apertados uniformemente", finaliza o profissional.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/
Nenhum comentário :
Postar um comentário