Em viagens com grande número de motociclistas, a organização e paradas pré-determinadas são fundamentais

Quer um exemplo? Muitos donos de Harley-Davidson se reuniram para planejar a viagem para Florianópolis/SC/Brasil para participar do National H.O.G. Rally, o encontro aconteceu em 2 a 4 de novembro/2012. Para quem saiu de São Paulo, foram 700 km até a capital catarinense em uma viagem que pode durar mais de 12 horas. Nesse tipo de tour, as pessoas podem cometer gafes e, sem perceber, criar um simples mal estar ou até pior, colocar a segurança do grupo em risco. Alguns cuidados simples ajudam a ganhar tempo, tornam a viagem mais agradável e aumentam a segurança de todos os mototuristas.

O motociclista e a garupa devem estar sempre muito bem equipados. Segurança não é gasto, mas sim investimento
O ritmo de cada um
Muitos motociclistas adoram fazer longas paradas para fotografar e filmar. São pessoas que tem grande necessidade de registrar as viagens. Outros são adeptos de parar na beira do acostamento para esticar as penas, fumar um cigarro ou simplesmente apreciar a paisagem. Por isso, em uma viagem em grupo vale o bom senso. Talvez até com paradas já pré-estabelecidas entre pilotos e garupas.
Velocidade

Antes do passeio, o ideal é fazer uma revisão na moto. Chegar no ponto de encontro com tanque cheio e pneus calibrados
Siga o Mestre
O piloto definido como Capitão da Estrada tem maior experiência, habilidade e conhecimento do roteiro, seguindo à frente do grupo é capaz de guiar os companheiros ou alertá-los caso aconteça algum acidente ou existam problemas na pista. Da mesma forma o Cerra-Fila tem que ter a responsabilidade (e a capacidade) de não deixar ninguém para trás.
Tanque cheio
Pode parecer óbvio, mas muita gente deixa para abastecer a moto no começo da viagem, isso é falta de respeito com quem se preparou no dia anterior. O ideal é completar o tanque da moto, calibrar os pneus e fazer uma revisão rápida no dia anterior. Durante a viagem, uma forma de agilizar os abastecimentos é parar as motos de frente para a bomba de combustível é uma pessoa se encarregar de pagar as despesas. Por último, em hipótese alguma, um membro do grupo pode ser deixado para trás. Qualquer que seja o problema ele deve receber apoio e companhia até a sua solução. Não importa se o destino é Florianópolis ou um simples bate e volta em algum lugar próximo, afinal quando se vai para a estrada é um por todos e todos por um. Boa viagem!
Fonte: http://infomoto.blogosfera.uol.com.br - Aldo Tizzani
Muito boas dicas para se viajar em comboio!
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