O acessório é de vital importância. Por isso, uma atenção redobrada evitará prejuízos desagradáveis
Motociclista que se preze sabe cuidar bem de sua moto. E uma das partes da mesma que mais sofre com o uso inadequado de alguns é a embreagem.
Embreagem da moto
As cinco partes mais importantes de uma embreagem são Campana, Platô, Disco, Separado de Disco e o Cubo. Tanto a campana como o platô possuem a finalidade de fixar os discos e de dar força ao motor. O disco praticamente tem a mesma função. Já o separador de discos, o nome diz tudo. Tem o objetivo maior de dividir os discos. E por último, o cubo, que fornece a força necessária ao motor juntamente com as molas da moto.
Função da embreagem
O principal objetivo da embreagem de uma motocicleta é engatar e desengatar o motor do câmbio. A mesma tem uma importância fundamental, amigo leitor. Se não existisse a embreagem, não haveria como conectar o motor em funcionamento ao câmbio, progressivamente, e assim possibilitar à moto arrancar.
Fora esse importante detalhe, quando o condutor quer trocar as marchas, o motociclista usa a embreagem para desconectar o motor do câmbio. Uma vez selecionada a marcha, ele usa a embreagem para restabelecer a conexão. A embreagem consiste em uma série de discos e placas sob a carga de molas que, quando pressionadas juntas, conectam o virabrequim ao câmbio.
Falta de força
Segundo o mecânico Wekson Farias da Silva, da Moto Center Multimarcas, o principal sinal de que a embreagem precisa de manutenção é quando a moto começa a perder rendimento e força. "Na maioria dos casos, quando o motociclista passa a marcha e ela não entra é o primeiro sinal. O segundo e também fácil de perceber é quando a moto não apresenta a força necessária para trafegar nas ruas. Ela fica lenta e sem resposta a aceleração", explica o especialista.
Maioria das motocicletas que rodam pela cidade usa embreagem com múltiplos discos: 4 a 9 pares em geral. Elas são menores, mais leves e dão a mesma área de atrito com isso fazem o mesmo trabalho de um "discão". Para isso os discos são "ensanduichados" dentro de campanas.
Essas campanas trabalham uma dentro da outra formando um volante compacto. Dessa maneira, discos de tração ou espaçadores travados à uma das campanas ficam em contato com os discos de fricção, por sua vez travados à outra campana. Assim podem ser afastados ou unidos quando as campanas se encaixam deslizando entre si. Geralmente a campana externa se liga ao motor através de uma engrenagem. Já a interna transfere o movimento para a transmissão através de um eixo motriz. Esse eixo atravessa a campana externa apoiado por rolamentos. Fácil de entender.
Embreagens mais sofisticadas podem ter uma terceira campana com mecanismo limitador de contra-carga para maior segurança. Caso o piloto faça uma redução brusca (passando de 6ª para 2ª, por exemplo) o mecanismo limitador entra em ação fazendo a embreagem patinar impedindo que a roda traseira trave.
Manutenção
Para realizar o conserto de toda a embreagem de uma moto o proprietário deverá gastar algo em torno de R$ 150,00 à R$ 250,00. "O valor depende da cilindrada da moto. Quanto maior for a cilindrada, maior vai ser o valor a ser cobrado para fazer o conserto", explica Wekson Farias.
O mecânico da Moto Center Multimarcas conta que o recomendado para o motociclista fazer a manutenção da embreagem é em torno de 40 à 50 mil quilômetros rodados. "Para falar a verdade o momento certo para a revisão depende muito de como o motociclista trafega na moto. Uns forçam bastante a embreagem, outros tem mais cuidados. Porém, essa quilometragem creio eu que seja a mais recomendada", conta.
Preço da embreagem
Se sua moto precisa de algumas peças já mencionadas prepare o bolso. O Kit de embreagem contem 15 discos, quatro separadores, 1 cubo e uma tampa de platô. A tampa de platô de uma motocicleta 150cc custa em média R$ 22,00. O cubo sai por R$ 33,00, o disco R$ 13,00 (cada) e o separador (a unidade) por R$ 11,00. Vale lembrar que todas as peças vem direto de fábrica e possuem a garantia de 90 dias. O cliente pagará ainda R$ 40,00 pela manutenção. Conforme o vendedor Thiago Lima, o pagamento pode ser feito em três vezes no cartão de crédito e à vista o cliente ganha um desconto especial de 10%.
Adeus a sua embreagem
Para que a embreagem da sua moto dure mais, especialistas automotivos citam o que eles chamam de "vícios de embreagem" que de acordo com eles dão uma vida mais curta ao kit da sua moto. Veja alguns exemplos e se você motociclista faz é melhor mudar esses péssimos hábitos.
O primeiro é queimar embreagem: Esse é o pior "castigo" especialmente quando o piloto a faz deslizar ou patinar de forma bruta para vencer uma rampa muito íngreme, desatolar a roda traseira ou para iniciar um "zerinho" por exemplo. Nesses casos os discos superaquecem emitindo um cheiro característico causado pela fricção excessiva. Essa prática pode acabar com a embreagem em minutos. No caso de motos atoladas prefira sua retirada manual.
Segundo é a embreagem acionada nas paradas: Especialistas pedem para o motociclista evitar parar muito tempo com a moto engatada e embreagem acionada. Componentes de acionamento e da embreagem estarão sendo esforçados sem necessidade. Use o ponto morto para aliviar o sistema.
Outro erro é segurar a moto na embreagem: Equilibrar o peso da moto com a força do motor em rampas utilizando a embreagem em deslizamento controlado - "queimando embreagem" - é prática que pode consumir os discos em pouco tempo. Prefira usar os freios.
Outro fator que prejudica sobremaneira a sua embreagem é embrear sem tirar a mão do acelerador: Trocar de marchas sem desacelerar sobrecarrega a embreagem forçando deslizamentos à rotações muito mais altas do que seria normal reduzindo sua vida útil drasticamente. Evite a prática a menos que você esteja participando de uma competição, quando realmente isso permite uma troca de marcha mais rápida.
E por últimos, um erro mais comuns proporcionadas por motociclistas de todo o Brasil é aquela arrancadas bruscas principalmente em sinais de trânsito: o que não é recomendado é soltar o manete de uma vez. Isso submete o sistema de embreagem a grandes esforços comprometendo sua durabilidade. O ideal, conforme os especialistas automotivos é soltar devagar e acelerar progressivamente.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Embreagem da moto
As cinco partes mais importantes de uma embreagem são Campana, Platô, Disco, Separado de Disco e o Cubo. Tanto a campana como o platô possuem a finalidade de fixar os discos e de dar força ao motor. O disco praticamente tem a mesma função. Já o separador de discos, o nome diz tudo. Tem o objetivo maior de dividir os discos. E por último, o cubo, que fornece a força necessária ao motor juntamente com as molas da moto.
Função da embreagem
O principal objetivo da embreagem de uma motocicleta é engatar e desengatar o motor do câmbio. A mesma tem uma importância fundamental, amigo leitor. Se não existisse a embreagem, não haveria como conectar o motor em funcionamento ao câmbio, progressivamente, e assim possibilitar à moto arrancar.
Fora esse importante detalhe, quando o condutor quer trocar as marchas, o motociclista usa a embreagem para desconectar o motor do câmbio. Uma vez selecionada a marcha, ele usa a embreagem para restabelecer a conexão. A embreagem consiste em uma série de discos e placas sob a carga de molas que, quando pressionadas juntas, conectam o virabrequim ao câmbio.
Falta de força
Segundo o mecânico Wekson Farias da Silva, da Moto Center Multimarcas, o principal sinal de que a embreagem precisa de manutenção é quando a moto começa a perder rendimento e força. "Na maioria dos casos, quando o motociclista passa a marcha e ela não entra é o primeiro sinal. O segundo e também fácil de perceber é quando a moto não apresenta a força necessária para trafegar nas ruas. Ela fica lenta e sem resposta a aceleração", explica o especialista.
Maioria das motocicletas que rodam pela cidade usa embreagem com múltiplos discos: 4 a 9 pares em geral. Elas são menores, mais leves e dão a mesma área de atrito com isso fazem o mesmo trabalho de um "discão". Para isso os discos são "ensanduichados" dentro de campanas.
Essas campanas trabalham uma dentro da outra formando um volante compacto. Dessa maneira, discos de tração ou espaçadores travados à uma das campanas ficam em contato com os discos de fricção, por sua vez travados à outra campana. Assim podem ser afastados ou unidos quando as campanas se encaixam deslizando entre si. Geralmente a campana externa se liga ao motor através de uma engrenagem. Já a interna transfere o movimento para a transmissão através de um eixo motriz. Esse eixo atravessa a campana externa apoiado por rolamentos. Fácil de entender.
Embreagens mais sofisticadas podem ter uma terceira campana com mecanismo limitador de contra-carga para maior segurança. Caso o piloto faça uma redução brusca (passando de 6ª para 2ª, por exemplo) o mecanismo limitador entra em ação fazendo a embreagem patinar impedindo que a roda traseira trave.
Manutenção
Para realizar o conserto de toda a embreagem de uma moto o proprietário deverá gastar algo em torno de R$ 150,00 à R$ 250,00. "O valor depende da cilindrada da moto. Quanto maior for a cilindrada, maior vai ser o valor a ser cobrado para fazer o conserto", explica Wekson Farias.
O mecânico da Moto Center Multimarcas conta que o recomendado para o motociclista fazer a manutenção da embreagem é em torno de 40 à 50 mil quilômetros rodados. "Para falar a verdade o momento certo para a revisão depende muito de como o motociclista trafega na moto. Uns forçam bastante a embreagem, outros tem mais cuidados. Porém, essa quilometragem creio eu que seja a mais recomendada", conta.
Preço da embreagem
Se sua moto precisa de algumas peças já mencionadas prepare o bolso. O Kit de embreagem contem 15 discos, quatro separadores, 1 cubo e uma tampa de platô. A tampa de platô de uma motocicleta 150cc custa em média R$ 22,00. O cubo sai por R$ 33,00, o disco R$ 13,00 (cada) e o separador (a unidade) por R$ 11,00. Vale lembrar que todas as peças vem direto de fábrica e possuem a garantia de 90 dias. O cliente pagará ainda R$ 40,00 pela manutenção. Conforme o vendedor Thiago Lima, o pagamento pode ser feito em três vezes no cartão de crédito e à vista o cliente ganha um desconto especial de 10%.
Adeus a sua embreagem
Para que a embreagem da sua moto dure mais, especialistas automotivos citam o que eles chamam de "vícios de embreagem" que de acordo com eles dão uma vida mais curta ao kit da sua moto. Veja alguns exemplos e se você motociclista faz é melhor mudar esses péssimos hábitos.
O primeiro é queimar embreagem: Esse é o pior "castigo" especialmente quando o piloto a faz deslizar ou patinar de forma bruta para vencer uma rampa muito íngreme, desatolar a roda traseira ou para iniciar um "zerinho" por exemplo. Nesses casos os discos superaquecem emitindo um cheiro característico causado pela fricção excessiva. Essa prática pode acabar com a embreagem em minutos. No caso de motos atoladas prefira sua retirada manual.
Segundo é a embreagem acionada nas paradas: Especialistas pedem para o motociclista evitar parar muito tempo com a moto engatada e embreagem acionada. Componentes de acionamento e da embreagem estarão sendo esforçados sem necessidade. Use o ponto morto para aliviar o sistema.
Outro erro é segurar a moto na embreagem: Equilibrar o peso da moto com a força do motor em rampas utilizando a embreagem em deslizamento controlado - "queimando embreagem" - é prática que pode consumir os discos em pouco tempo. Prefira usar os freios.
Outro fator que prejudica sobremaneira a sua embreagem é embrear sem tirar a mão do acelerador: Trocar de marchas sem desacelerar sobrecarrega a embreagem forçando deslizamentos à rotações muito mais altas do que seria normal reduzindo sua vida útil drasticamente. Evite a prática a menos que você esteja participando de uma competição, quando realmente isso permite uma troca de marcha mais rápida.
E por últimos, um erro mais comuns proporcionadas por motociclistas de todo o Brasil é aquela arrancadas bruscas principalmente em sinais de trânsito: o que não é recomendado é soltar o manete de uma vez. Isso submete o sistema de embreagem a grandes esforços comprometendo sua durabilidade. O ideal, conforme os especialistas automotivos é soltar devagar e acelerar progressivamente.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
Ótimas postagens: parabéns!
ResponderExcluirObrigado, a gente procura estar sempre atualizado para sanar as dúvidas de nossos irmãos estradeiros ou simpatizantes do munto motociclístico.
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