Ushuaia, se autoploclama a cidade mais austral do mundo, más há controvércias sobre este título, pois a poucos quilômetros para o sul, mais precisamente a 100 kms ao sudeste da cidade de Ushuaia, existe uma cidade e porto chileno chamado Puerto Williams, considerado o local habitado mais ao sul do mundo, na costa setentrional da ilha Navarino, na Terra do Fogo, Chile, situada a somente 1090 km a norte da Antártida. Possui uma população de pouco mais de 2.800
pessoas, correspondendo a capital do distrito de Cabo de Hornos e Antártida como da Província da Antártida Chilena, e onde até existe uma faculdade da Universidad de Magallanes. Puerto Williams é totalmente dependente de um Ferry Boat, que aporta duas vezes por semana na cidade, vindo de Punta Arenas, maior cidade do sul do Chile.
Más devido Ushuaia, ser a última cidade da América do Sul, que se pode chegar através de uma estrada, ela ficou sendo o destino sonhado dos amantes do motoclismo de aventura, e demais amantes da estrada, motociclistas ou não, que buscam chegar o mais longe possível. É um destino almejado não só por aqueles que vivem nas Américas, más também residentes em outros continentes. Se lá é mesmo o fim do mundo, é um lugar paradisíaco, digno de cartão postal.
UM POUCO SOBRE A CIDADE:
O nome Ushuaia vem do idioma indígema yagan, que significa ushu + aia (fundo + baia = baia funda), e é pronunciado em castelhano u´swaja. E está localizada em uma ilha dividida entre Argentina e Chile chamada Isla Grande de Tierra del Fuego, nas coordenadas 54°48´57´´S, 68°19´04´´W, Tierra del Fuego é também o nome da província (como são chamados os Estados na Argentina) ao qual Ushuaia é a capital, sendo vizinha de outras duas cidades: Tolhuin e Rio Grande. A região também está próxima das Ilhas do Atlântico Sul e é a principal base estratégica de quem segue para Antártica.
Em um momento da história, Ushuaia já foi um lugar onde ninguém queria viver – o famoso presídio, hoje museu, foi construído ali como estratégia de repovoamento. E agora é um lugar que todos querem visitar: para ver pinguins, lobos-marinhos e muitas espécies de pássaros bem de perto; para emular as viagens dos primeiros exploradores e partir em expedição ao Chile, ou à Antártida; para aproveitar a melhor temporada de neve da América do Sul.
pessoas, correspondendo a capital do distrito de Cabo de Hornos e Antártida como da Província da Antártida Chilena, e onde até existe uma faculdade da Universidad de Magallanes. Puerto Williams é totalmente dependente de um Ferry Boat, que aporta duas vezes por semana na cidade, vindo de Punta Arenas, maior cidade do sul do Chile.
Más devido Ushuaia, ser a última cidade da América do Sul, que se pode chegar através de uma estrada, ela ficou sendo o destino sonhado dos amantes do motoclismo de aventura, e demais amantes da estrada, motociclistas ou não, que buscam chegar o mais longe possível. É um destino almejado não só por aqueles que vivem nas Américas, más também residentes em outros continentes. Se lá é mesmo o fim do mundo, é um lugar paradisíaco, digno de cartão postal.
UM POUCO SOBRE A CIDADE:
O nome Ushuaia vem do idioma indígema yagan, que significa ushu + aia (fundo + baia = baia funda), e é pronunciado em castelhano u´swaja. E está localizada em uma ilha dividida entre Argentina e Chile chamada Isla Grande de Tierra del Fuego, nas coordenadas 54°48´57´´S, 68°19´04´´W, Tierra del Fuego é também o nome da província (como são chamados os Estados na Argentina) ao qual Ushuaia é a capital, sendo vizinha de outras duas cidades: Tolhuin e Rio Grande. A região também está próxima das Ilhas do Atlântico Sul e é a principal base estratégica de quem segue para Antártica.
Em um momento da história, Ushuaia já foi um lugar onde ninguém queria viver – o famoso presídio, hoje museu, foi construído ali como estratégia de repovoamento. E agora é um lugar que todos querem visitar: para ver pinguins, lobos-marinhos e muitas espécies de pássaros bem de perto; para emular as viagens dos primeiros exploradores e partir em expedição ao Chile, ou à Antártida; para aproveitar a melhor temporada de neve da América do Sul.
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PLANEJANDO SUA VIAGEM:
PLANEJANDO SUA VIAGEM:
Em primeiro lugar, tenha em mente que esta é uma longa viagem, cansativa, cheia de desafios e não pode ser feita do dia para noite, tem que ser muito bem planejada, com até alguns ou até muitos meses antes da viajem. Fazendo pesquisas na internet, vendo vídeos do YouTube, conversando com quem já a fez, traçando rota, enfim, reunindo o maior número possível de informações, evitando assim, surpresas desagradáveis.
Com o intuíto de ajudar no seu planejamento, procurei reunir aqui, diversos pontos e informações a serem analizados, que todo viajante tem que ter atenção, e que possam ajudar no seu planejamento.
Com o intuíto de ajudar no seu planejamento, procurei reunir aqui, diversos pontos e informações a serem analizados, que todo viajante tem que ter atenção, e que possam ajudar no seu planejamento.
- Uma dica é, a leitura do livro Fim do Mundo - Sempre uma Grande Aventura, onde você vai viajar de moto junto com Silvio e Mauro, numa incrível aventura por cerca de 11.000 (onze mil) quilômetros, através do sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, até atingir o fim do mundo, na gelada cidade de Ushuaia, Meca dos aventureiros, e separada por apenas um pedaço de mar da Antártida. Nele o motociclista Silvio narra desde o planejamento da aventura, a escolha dos equipamentos e motocicletas e o interesse de muitos amigos em fazerem a jornada mas que, ao final, teve apenas dois “sobreviventes” chegando até Ushuaia.
- No site Viagem de Moto, tem umas planílhas em excel para baixar, muito interessantes, que tem o objetivo de organizar as informações em pesquisas e são a base do planejamento das viajens, com uma noção sobre o que encontrar, procurar e quanto gastar durante a viagem. Que são:
- - A primeira tem os locais de pernoite, as distâncias a serem percorridas, o consumo e as despesas estimadas com combustível;
- - A segunda tem uma relação dos lugares e atrações identificadas que valer a pena visitar;
- - A terceira mostra uma relação de hotéis nas cidades programadas para pernoitar com o valor das respectivas diárias;
- - A quarta e última tem informações sobre as condições das estradas que foram planejadas a percorrer.
DÚVIDAS COMUNS DA VIAGEM:
E O PSICOLÓGICO!
QUANDO IR?
QUAL O CUSTO DA VIAJEM?
Depende da rota, do número de dias de viagem que você vai levar, combustível gasto, conseqüentemente, número de pousos, refeições, e também, do nível do seu conforto que você quer. Ficar em hotéis mais estruturados e luxuosos, comer em grandes restaurantes, visitar todos os pontos turísticos e beber toda noite uma garrafa de vinho argentino com certeza fará sua viagem custar uma fortuna.
Há hospedagens para todos os gostos e bolsos, também há opções em hostels ou mesmo acampando em quase todas as cidades ao longo da rota.
Custos fixos, comum a todos, são gasolina – que é mais barata que no Brasil, manutenção da moto (troca de óleo basicamente).
Há hospedagens para todos os gostos e bolsos, também há opções em hostels ou mesmo acampando em quase todas as cidades ao longo da rota.
Custos fixos, comum a todos, são gasolina – que é mais barata que no Brasil, manutenção da moto (troca de óleo basicamente).
QUAL COMBUSTÍVEL USAR?
Na Argentina predominam os postos (estación de servicio) da YPF e Petrobras, e uma minoria da ESSO e Shell. Vamos comentar um pouco sobre a gasolina destas 2 principais petrolíferas. Normalmente encontramos 2 opções de gasolina nos postos, ambas sem chumbo e de coloração azulada, diferenciando apenas na octanagem.
Tabela de octanagem:
PETROLíFERA
|
NOME
|
OCTANAGEM
|
YPF
|
Super XXI (nafta grado 2)
|
96,5
|
N Premium Fangio XXI (nafta grado 3)
|
98,5
| |
Petrobrás
|
Super (nafta grado 2)
|
97
|
Podium (nafta grado 3)
|
100
|
OBS.: Os valores podem não ser precisos.
Outro detalhe é com relação a forma de pagamento. A maioria dos postos aceitam cartões (tarjetas) de crédito ou débito, principalmente os que ficam nas cidades ou bem próximos aos grandes centros urbanos. Mas os postos que ficam isolados nas estradas, a única forma de pagamento é em dinheiro (efectivo).
QUE DINHEIRO LEVAR?
O dólar costuma ser aceito em Ushuaia para pagamento de hotéis e passeios em cotação às vezes igual, às vezes um pouco abaixo da oficial (mas nunca melhor). A vantagem de levar dólares é carregar menos volume na carteira (quando você troca todo seu dinheiro por pesos, ganha um bolo de dinheiro para carregar), más mesmo assim é bom levar um pouco de pesos argentinos pra um eventual local que não aceita o dólar. Dica: Se precisar de Pesos argentinos, fazer o câmbio do Dolar para Peso e não do Real pra Peso, normalmente a cotação do Dolar para o Peso, é melhor.
E O PSICOLÓGICO!
Fazer uma viajem de moto como esta, não é como motocar em um final de semana, onde rodamos alguns quilômetros com amigos para depois ficarmos batendo papo para retornar. Requer um condicionamento mental muito maior do que uma preparação física para evitar o famoso "estava viajando..." porque se isso acontecer na estrada as consequências poderão ser gravíssimas.
E para evitar que algo grave aconteça na viagem, é importante seguir umas dicas importantes:
E para evitar que algo grave aconteça na viagem, é importante seguir umas dicas importantes:
- Desenvolver alguma técnica ou hábito para manter-se alerta e concentrado evitando o tédio e a dispersão mental, por exemplo ouvindo música, rádio, algo que mantenha voce atento.
- Defina paradas estratégicas para descanso, para se recompor (hidratar e comer algo leve) e conversar com seus companheiros de viagem sobre a programação do dia.
- Treinar a mente para não se preocupar durante a pilotagem, tipo: Desliguei meu celular? Será que a bateria do meu celular vai durar até o final do dia? Será que os hotéis estão lotados? Será que tem gasolina no próximo posto? São questões que irão tirar a concentração de sua pilotagem na estrada por isso é essencial que voce se habitue a realizar um check list sempre antes de começar a pilotar a sua moto na estrada para evitar as distrações mentais na estrada.
QUANDO IR?
A melhor época do ano é entre outubro e fevereiro, quando no sul do continente é verão, embora não aquele que os brasileiros estão acostumados. Porque em Agosto é o mês mais frio do ano. Os meses mais chuvosos são Dezembro, Janeiro e Março. É nesta época que os dias têm mais horas de sol e são menos gelados. Em determinados dias do verão, pode amanhecer por volta das 4h30 e anoitecer somente lá pelas 22h. Curiosidade: O dia mais longo em Ushuaia é 21 de dezembro, quando o sol nasce por volta das 2:30h e se põe às 23:30h.
É nesta época que fica mais agradável fazer o passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego e, principalmente, é durante o verão que se vê mais pinguins na Ilha Martillo. A temporada de pinguins em Ushuaia vai de outubro a março, e a colônia dos bichinhos aumenta em janeiro. No verão, as temperaturas ficam na faixa de 6 a 10°C e a noite cai para 4ºC, até possível curtir um solzinho, mas com um bom casaco, é claro, devido aos constantes ventos patagônicos, que tem por lá, diminuindo a sensação térmica, não o subestime, pois facilmente chega a mais de 35 Km/h.
Apesar de sempre se indicar uma BigTrail, qualquer moto é capaz de chegar até lá, há notícias por aí de pessoas que foram até com pequenas scooters, no YouTube, tem vídeos destes aventureiros. A escolha da moto irá influenciar o seu conforto, ritmo e até o seu prazer de acordo com o estilo que mais lhe agrada. Você apenas tem que escolher a rota mais adequada com tipo de motos a ser utilizada.
Mas a dica principal é, conhecer bem sua moto, não tirar ela da loja e já ir para o sul. Faça algumas viagens com ela por aqui, rode mais de 500km em um só dia para sentir a moto e, ai sim, depois disso e de muito planejamento, saia para essa aventura.
O QUE LEVAR?
É nesta época que fica mais agradável fazer o passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego e, principalmente, é durante o verão que se vê mais pinguins na Ilha Martillo. A temporada de pinguins em Ushuaia vai de outubro a março, e a colônia dos bichinhos aumenta em janeiro. No verão, as temperaturas ficam na faixa de 6 a 10°C e a noite cai para 4ºC, até possível curtir um solzinho, mas com um bom casaco, é claro, devido aos constantes ventos patagônicos, que tem por lá, diminuindo a sensação térmica, não o subestime, pois facilmente chega a mais de 35 Km/h.
COM QUE MOTO IR?
Mas a dica principal é, conhecer bem sua moto, não tirar ela da loja e já ir para o sul. Faça algumas viagens com ela por aqui, rode mais de 500km em um só dia para sentir a moto e, ai sim, depois disso e de muito planejamento, saia para essa aventura.
ANTES DE IR?
A MOTO:
- Manutenção preventiva da moto, este é um dos ítens mais importantes, pois não tem coisa mais chata que ter que interromper a viagem para fazer o conserto e atrazar a viagem, ou até mesmo ter que retornar da viagem, por conta da mesma ter que ser repocada por não ter como consertá-la, e aí sairia bem caro. Então, antes de ir, levá-la em uma concessionária para fazer a revisão.
O PILOTO:
- Como na moto, fazer uma revisão médica, e seguir os Conselhos médicos.
- GPS; Tomada 12 Volts; Baú central; "Grelha" para o baú central; Báus laterais ou alforges e afastadores; Bolsa de tanque; Extensores de diferntes tamanhos e "aranhas"; Bolha alta para maior proteção e conforto do piloto; Proteção do motor com pedaleiras para descanso; Protetor de mãos com alma de alumínio; Banco tipo cela; Tanque maior de plástico ou reservatórios extras de combustíveis, ver Transporte de combustível na moto; Bolsas para os baús (muito prático para tirar e colocar a sua bagagem).
PARA MANUTENÇÃO DA MOTO:
- Kit de ferramentas original; Chave 10, 12,13,17,19, 22, arlen 6, L 10; Fenda; Philips; alicate; Arame; Porcas e parafusos; Pedaços de fio; Canivete suíço; Lanterna de mão; Fita isolante; Fita silver tape; superbonder
- Cabo reserva de acelerador; Cabo reserva de embreagem; Manete de embreagem/freio; Oleo para lubrificar corrente; Camara de ar (dianteira e traseira); Bomba de ar (manual ou de bateria); Vela reserva; Pedal de câmbio; Lampada reserva do farol, da lanterna traseira e do pisca; Pedaço de mangueira (pode ser do mesmo diametro da mangueira que sai do tanque); Grafite; kit para reparo e troca da câmera de ar (o problema é saber suar).
NA BAGAGEM:
Além dos Documentos necessários para viagem, Seguro Carta Verde, Seguro Viagem, Permissão Internacional para dirigir.
Levar o ESSENCIAL é fundamental numa viagem de moto. Umas das piores coisas de uma viagem longa é o entrar e sair de hotéis. Rotina quase diária. Montar, retirar da moto e carregar um monte de malas é tarefa que vai se tornando insuportável e acaba com o humor de qualquer um. Então, como ítens essenciais, segue:
DURANTE A VIAGEM:
Além dos Documentos necessários para viagem, Seguro Carta Verde, Seguro Viagem, Permissão Internacional para dirigir.
Levar o ESSENCIAL é fundamental numa viagem de moto. Umas das piores coisas de uma viagem longa é o entrar e sair de hotéis. Rotina quase diária. Montar, retirar da moto e carregar um monte de malas é tarefa que vai se tornando insuportável e acaba com o humor de qualquer um. Então, como ítens essenciais, segue:
- Parcá de cordura com forro; Calça de cordura com forro; Luva impermeável com proteção de kevlar, para os dedos; Bota impermeável de cano longo, Calça Proteção contra vento para pescoço ou baraclava; Camisa e meias segunda pele, se preferir minhocão (ceroula) de lã; Blusa de moletom com capus, calça de moletom, gorro de lã.
- Não esqueça, roupas podem ser lavadas, não leve roupa para a viagem toda, mas para uma semana no máximo. Outra opção é levar roupas velhas, usar, jogar fora e comprar novas, dos lugares que visitar.
- Calça de tactel que vira bermuda, calça jeans leve, bermuda de Tactel, camisetas, sacola de pano com tênis e sandálias tipo Havaianas, meias, cuecas, e uma toalha de banho pequena.
- Câmera fotográfica, sacos plásticos zip lock à prova d’água, com carregador de pilhas da câmera, do celular e cabos.
- Chip de celular de dados do país visitado, para postagem de fotos e vídeos, pois boa parte da rota, certamente não terá Wi-Fi para tranferência das mesmas.
- Além de ítens de higiene pessoal e primeiros socorros.
- IMPORTANTE: Um ítem de uso pessoal muito importante para levar é, o protetor solar (fator 50 no mínimo), pois Ushuaia fica na região onde tem o buraco na camada de ozônio, onde os níveis de UV-A e UV-B, são muito altos.
- A cada 500 km lubrifique bem a correia evitando desgaste elevado, verifique níveis de óleo, líquido de arrefecimento e calibragem dos pneus.
- Não deixe o tanque ficar quase vazio para abastecer, abasteça com mais de ¼ de tanque, isso permite que você escolha o posto e não fique na estrada. Só abasteça em postos de bandeiras conhecidas, como Petrobrás, Esso etc.., um combustível ruim pode acabar com a sua viagem.
- Paradas: Sempre em lugar movimentado e seguro, evite parar no acostamento longe de tudo, você pode ser assaltado.
- Mantenha-se energizado durante a viagem, ver Como se manter energizado em longas distâncias,
- Mantenha um cardápio de acordo, ver Cardápio para longas distâncias,
- Estabeleça uma velocidade cruzeiro dentro do permitido por lei, mantenha boa distância de quem vem atrás e de quem vai à frente assim você viaja menos tenso e no final do dia faz muita diferença.
- Com motos que não alcançam muita velocidade tenha cuidado ao ultrapassar caminhões antes de decidas você pode levar um susto com aquele monstrengo colado em você.
- Nas paradas tanto na estrada quanto na cidade, mantenha a moto sempre a vista, não a abandone, existem curiosos e DESCUIDISTAS. Peça para alguém do local, que você já tenha conversado, dar uma olhadinha na máquina enquanto você vai ao banheiro.
QUAL ROTA SEGUIR?
Bom, a rota dependerá do tipo de moto, gosto e do espirito aventureiro de cada um, o Google Maps esta aí, para ajudar na escolha da rota de sua preferência.
No nosso caso, dividiremos ela em duas partes, sendo que a primeira parte, tomaremos como ponto de partida a capital gaúcha Porto Alegre/RS/BR e seguiremos em direção a Buenos Aires/ARG.
Escolhi este trajeto, evitando ter que cruzar o Uruguai, para não ter que passar por duas aduanas, a aduana de entrada do Brasil no Uruguai e a de entrada do Uruguai na Argentina, pois no trajeto escolhido, passaremos somente pela aduana de entrada do Brasil na Argentina.
Seguiremos de Porto Alegre/RS em direção a Uruguaiana/RS, pela BR-290, até atravessar o Rio Uruguai, pela Puente Internacional Paso de Los Libres, logo após atravessar esta ponte, teremos que passar pela primeira aduana de entrada na argentina. Continuando, seguiremos pela RN117 até pegar a RN14 a esquerda e seguindo até a RN12 até a cidade de Zárate e pegando lá a RP6 até Campana e lá pegar a RN9 e seguindo até Buenos Aires/ARG, total do trecho de 1305 Km.
Na segunda parte da rota, por ser uma rota mais apropriada para quase todos os tipos de motos, por ter praticamente todo o seu percurso asfaltado, escolhi seguir pela RN3, pelo litoral Atlântico argentino, seguindo de Buenos Aires/ARG e indo até seu final, Ushuaia, total do trecho de 3068 Km.
Quilometragem final, somando as duas partes da Rota, 4373 Km, indo direto de Porto Alegre/RS/BR à Ushuaia/ARG.
Más como não se faz uma viagem destas sem parar ou ir visitar pontos turísticos, certamente esta quilometragem vai aumentar!
As quilometragens informadas até aqui, são segundo o Google Maps, podendo ter variações, fazendo o trajeto propriamente dito.
Conhecendo um pouco esta rodovia:
A Rodovia Nacional 3 (RN3), é uma rodovia com uma infraestrutura e qualidade de asfalto, perfeita, em muitos trechos, principalmente depois da cidade de Azul (300 Km ao sul de Buenos Aires), ela é uma redial argentina, que percore o país de norte a sul, desde a província de Buenos Aires, na Ruta Provincial 4, e percore 3.068 km até a Baia Lapataia, na Província da Terra do Fogo. O percurso encontra-se asfaltado até o Paso Integración Austral. Seus maiores encantos naturais estão na região mais "central" da "ponta do cone" do continente.
O vento e o rípio, talvez sejam um dos maiores obstáculos na viagem de moto para Ushuaia neste trajeto. Ventos laterais constantes que chegam a rajadas de até 100km/h sopram o dia todo, porém durante a manhã ele é mais ameno, se tornando mais forte com o entardecer. A dica aqui é sair o mais cedo possível e evitar se prolongar na estrada até depois das 16:00h. Os ventos começam a ficar mais fortes ao sul de Bahia Blanca, onde de fato começa a Patagônia. Cruzar caminhões em sentido oposto com esse vento pode ser assustador, um piloto argentino deu a dica de sempre jogar a moto para a direita e quando chegar bem perto do caminhão manobrar a motocicleta à esquerda, essa manobra diminui muito o golpe de vento tomado e funciona.
A rodovia sofre uma interupção entre os km 2674 e 2696, devido à presença do Estreito de Magalhães, por isso o acesso entre as províncias de Santa Cruz e Terra do Fuego é efetuado através do Chile, pela Ruta CH-255 e Ruta CH-257 de 57 km ao norte do Estreito e outra pavimentada com trechos de "rípio".
Entre Rio Gallegos e Ushuaia há exatamente 229 Km de estradas de "rípio", intercaladas com trechos pavimentados, que são consideradas bem transitáveis, nos permitindo desenvolver boas velocidades, não se configurando, em nenhum momento, motivo de preocupação para completar a aventura.
No Estreito de Magalhães, a travessia realiza-se em 20 minutos por um "ferry boat", pela empresa Astral Broom, entre as localidades chilenas de Punta Delgada e Punta Espora, percorrendo 4,65 km. Onde a paisagem muda completamente, a vegetação volta a cena, com rebanhos de ovelhas, guanacos, montanhas nevadas, últimas representantes da Cordilheira dos Andes, que termina em Ushuaia.
Importante: Para chegar a Ushuaia, como foi visto acima, é preciso passar por duas aduanas de entrada chilenas, uma entre a Ruta 3 argentina e CH-255 chilena, e outra entre a CH-257 chilena e Ruta 3 argentina. Essas aduanas chilenas possuem controle rígido de frutas e outros produtos orgânicos. Caso possua esses produtos em sua bagagem, consuma-os antes de cruzar essas fronteiras. Caso contrário precisará jogar fora ou pagará uma multa se tentar esconder. Isso inclui frutas, bebidas, lanches, geléias, pães, etc.
O QUE APRECIAR NA RN3?
Para sair da monotonia das grandes retas no deserto da patagônia, nesta rodovia, vale a pena sair um pouco da rota, dentro do programado é claro, e visitar alguns pontos turísticos. Como sugestão, a mais ou menos 1320Km de Buenos Aires se chega Puerto Madryn, uma pequena cidade litorânea de tradição portuária e industrial, muito procurada em razão da espetacular vida selvagem nas vizinhanças, que atrai turistas interessados em avistar baleias, orcas e golfinhos e conhecer colônias de pinguins, lobos marinhos e outros animais. Bastante simpática e rodeada de colinas, ela é considerada a porta de entrada da Patagônia. À 160 Km ao sul de Puerto Madryn, fica Punta Tombo, a maior colônia de pinguins do planeta fora da Antártida. Também é uma área protegida e ali você caminha entre milhares de pinguins de magalhães sem sequer incomodá-los, podendo observar os interessantes modos e hábitos dessa espécie.
No nosso caso, dividiremos ela em duas partes, sendo que a primeira parte, tomaremos como ponto de partida a capital gaúcha Porto Alegre/RS/BR e seguiremos em direção a Buenos Aires/ARG.
Escolhi este trajeto, evitando ter que cruzar o Uruguai, para não ter que passar por duas aduanas, a aduana de entrada do Brasil no Uruguai e a de entrada do Uruguai na Argentina, pois no trajeto escolhido, passaremos somente pela aduana de entrada do Brasil na Argentina.
Seguiremos de Porto Alegre/RS em direção a Uruguaiana/RS, pela BR-290, até atravessar o Rio Uruguai, pela Puente Internacional Paso de Los Libres, logo após atravessar esta ponte, teremos que passar pela primeira aduana de entrada na argentina. Continuando, seguiremos pela RN117 até pegar a RN14 a esquerda e seguindo até a RN12 até a cidade de Zárate e pegando lá a RP6 até Campana e lá pegar a RN9 e seguindo até Buenos Aires/ARG, total do trecho de 1305 Km.
Na segunda parte da rota, por ser uma rota mais apropriada para quase todos os tipos de motos, por ter praticamente todo o seu percurso asfaltado, escolhi seguir pela RN3, pelo litoral Atlântico argentino, seguindo de Buenos Aires/ARG e indo até seu final, Ushuaia, total do trecho de 3068 Km.
Quilometragem final, somando as duas partes da Rota, 4373 Km, indo direto de Porto Alegre/RS/BR à Ushuaia/ARG.
Más como não se faz uma viagem destas sem parar ou ir visitar pontos turísticos, certamente esta quilometragem vai aumentar!
As quilometragens informadas até aqui, são segundo o Google Maps, podendo ter variações, fazendo o trajeto propriamente dito.
Conhecendo um pouco esta rodovia:
A Rodovia Nacional 3 (RN3), é uma rodovia com uma infraestrutura e qualidade de asfalto, perfeita, em muitos trechos, principalmente depois da cidade de Azul (300 Km ao sul de Buenos Aires), ela é uma redial argentina, que percore o país de norte a sul, desde a província de Buenos Aires, na Ruta Provincial 4, e percore 3.068 km até a Baia Lapataia, na Província da Terra do Fogo. O percurso encontra-se asfaltado até o Paso Integración Austral. Seus maiores encantos naturais estão na região mais "central" da "ponta do cone" do continente.
O vento e o rípio, talvez sejam um dos maiores obstáculos na viagem de moto para Ushuaia neste trajeto. Ventos laterais constantes que chegam a rajadas de até 100km/h sopram o dia todo, porém durante a manhã ele é mais ameno, se tornando mais forte com o entardecer. A dica aqui é sair o mais cedo possível e evitar se prolongar na estrada até depois das 16:00h. Os ventos começam a ficar mais fortes ao sul de Bahia Blanca, onde de fato começa a Patagônia. Cruzar caminhões em sentido oposto com esse vento pode ser assustador, um piloto argentino deu a dica de sempre jogar a moto para a direita e quando chegar bem perto do caminhão manobrar a motocicleta à esquerda, essa manobra diminui muito o golpe de vento tomado e funciona.
A rodovia sofre uma interupção entre os km 2674 e 2696, devido à presença do Estreito de Magalhães, por isso o acesso entre as províncias de Santa Cruz e Terra do Fuego é efetuado através do Chile, pela Ruta CH-255 e Ruta CH-257 de 57 km ao norte do Estreito e outra pavimentada com trechos de "rípio".
Entre Rio Gallegos e Ushuaia há exatamente 229 Km de estradas de "rípio", intercaladas com trechos pavimentados, que são consideradas bem transitáveis, nos permitindo desenvolver boas velocidades, não se configurando, em nenhum momento, motivo de preocupação para completar a aventura.
- "O rípio é composto de pedras roladas com diâmetro que variam de uma bola de ping-pong a uma bola de tênis. Essa mistura de pedras é espalhada pelo leito da estrada, formando uma camada de uns 10 a 30 cm de espessura que é alisada periodicamente com motoniveladoras. Esta forma de revestir as estradas é usada na Patagonia argentina e chilena desde o tempo dos índios Mapuches e resiste a passagem do tempo e as variações climáticas da região. Alem disso impede que a vegetação desapareça com a estrada. Com a passagem dos carros formam-se trilhos que podem corresponder as duas mãos de direção ou a uma só na maioria das vezes."
- Atenção : Tome cuidado ao pilotar no rípio, principalmente se sua moto não for uma bigtrail, DICA: "mantenha a motocicleta em alta rotação, marcha baixa. Procure não frear, apenas acelere para corrigir o traçado da moto. Ande sobre o caminho deixado pelos automóveis, pois são geralmente mais firmes que as demais partes da estrada. Percorra os primeiros quilômetros com calma para acostumar-se. Dentro de aproximadamente 30 km você já sentirá maior segurança e começará a soltar um pouco mais a moto até passar a rodar com tranqüilidade." (http://www.rauenmotoviagem.com.br/)
Importante: Para chegar a Ushuaia, como foi visto acima, é preciso passar por duas aduanas de entrada chilenas, uma entre a Ruta 3 argentina e CH-255 chilena, e outra entre a CH-257 chilena e Ruta 3 argentina. Essas aduanas chilenas possuem controle rígido de frutas e outros produtos orgânicos. Caso possua esses produtos em sua bagagem, consuma-os antes de cruzar essas fronteiras. Caso contrário precisará jogar fora ou pagará uma multa se tentar esconder. Isso inclui frutas, bebidas, lanches, geléias, pães, etc.
O QUE APRECIAR NA RN3?
Para sair da monotonia das grandes retas no deserto da patagônia, nesta rodovia, vale a pena sair um pouco da rota, dentro do programado é claro, e visitar alguns pontos turísticos. Como sugestão, a mais ou menos 1320Km de Buenos Aires se chega Puerto Madryn, uma pequena cidade litorânea de tradição portuária e industrial, muito procurada em razão da espetacular vida selvagem nas vizinhanças, que atrai turistas interessados em avistar baleias, orcas e golfinhos e conhecer colônias de pinguins, lobos marinhos e outros animais. Bastante simpática e rodeada de colinas, ela é considerada a porta de entrada da Patagônia. À 160 Km ao sul de Puerto Madryn, fica Punta Tombo, a maior colônia de pinguins do planeta fora da Antártida. Também é uma área protegida e ali você caminha entre milhares de pinguins de magalhães sem sequer incomodá-los, podendo observar os interessantes modos e hábitos dessa espécie.
Acessível a partir de Puerto Madryn, a península descoberta em 1520 por Fernão de Magalhães é um verdadeiro ponto de encontro de focas, elefantes-marinhos, pinguins, baleias, orcas e outros animais. Considerada como a maior concentração de fauna marinha do mundo, teve seus 97 km de costa incluídos no Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1999. A península forma dois golfos: o Golfo San José, ao norte, e o Golfo Nuevo, ao sul. Ambos são refúgios de centenas de baleias que procuram esses lugares para terem suas crias. Encha o tanque, pois o abastecimento é precário e só há gasolina em Puerto Pirámides. A estrada é de cascalho e é fácil derrapar, não corra. O trecho entre Punta Delgada e Punta Norte (se ainda não consertaram…) é bem ruinzinho. A primeira parada na península é no observatório de onde se avista a Isla de los Pájaros.
ONDE FICAR EM USHUAIA?
Avenida San Martín
Os hotéis no centro de Ushuaia costumam ser os preferidos dos viajantes. Um dos principais benefícios de ficar hospedado nessa área da cidade é a facilidade de ir caminhando a bares e restaurantes, principalmente à noite. É também na região central, próximo às avenidas Maipú e San Martín, que ficam localizados os hotéis mais baratinhos da cidade, assim como os mais antigos. Ou seja, definitivamente não é a melhor opção para quem busca acomodações luxuosas ou moderninhas. Muitos hotés deste bairro têm vista para o Canal de Beagle, também conhecido como Estreito de Beagle. Só leve em consideração que muitas ladeiras cercam o centro da cidade e, quanto mais paralelas à avenida do porto, mais você precisará subi-las para retornar ao seu hotel.
Más se você tiver um espírito mais aventureiro, na Argentina, os campings municipais são bastante comuns e a maioria deles são gratuitos. Alguns possuem banheiros e estrutura, outros são selvagens (apenas um parque com espaço permitido para montar barracas). Antes de chegar a Ushuaia, há um parque a direita que é permitido realizar camping selvagem. Depois, há a mesma possibilidade em alguns lugares nas imediações do Parque Nacional Tierra del Fuego. Ambos gratuitos e sem banheiro.
Acessível a partir de Puerto Madryn, a península descoberta em 1520 por Fernão de Magalhães é um verdadeiro ponto de encontro de focas, elefantes-marinhos, pinguins, baleias, orcas e outros animais. Considerada como a maior concentração de fauna marinha do mundo, teve seus 97 km de costa incluídos no Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1999. A península forma dois golfos: o Golfo San José, ao norte, e o Golfo Nuevo, ao sul. Ambos são refúgios de centenas de baleias que procuram esses lugares para terem suas crias. Encha o tanque, pois o abastecimento é precário e só há gasolina em Puerto Pirámides. A estrada é de cascalho e é fácil derrapar, não corra. O trecho entre Punta Delgada e Punta Norte (se ainda não consertaram…) é bem ruinzinho. A primeira parada na península é no observatório de onde se avista a Isla de los Pájaros.
ONDE FICAR EM USHUAIA?
Avenida San Martín |
Más se você tiver um espírito mais aventureiro, na Argentina, os campings municipais são bastante comuns e a maioria deles são gratuitos. Alguns possuem banheiros e estrutura, outros são selvagens (apenas um parque com espaço permitido para montar barracas). Antes de chegar a Ushuaia, há um parque a direita que é permitido realizar camping selvagem. Depois, há a mesma possibilidade em alguns lugares nas imediações do Parque Nacional Tierra del Fuego. Ambos gratuitos e sem banheiro.
Atenção: consulte os lugares que são permitidos fazer fogueiras. Sempre recolha seu lixo e outros que puder recolher para ajudar na conservação da natureza. Nunca urine e defeque nas proximidades de rios e cachoeiras.
O QUE COMER?
A culinária argentina é muito apreciada pelos brasileiros – mais ainda em relação às carnes – e em Ushuaia o êxito da gastronomia se mantém a todo vapor. Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, Ushuaia tem restaurantes variados e de qualidade, que oferecem pratos locais e da cozinha internacional, sempre com um toque regional. Alguns dos pratos típicos da cidade são o cordeiro patagônico, a merluza-negra e a centolla – o famoso caranguejo gigante, também conhecido como king crab. Se você é adepto de novas experiências, prove todos os pratos diferentes que puder; há vários restaurantes na cidade para experimentar esses deliciosos pratos. E já que se trata de território argentino, não deixe de abrir espaço na mesa para os vinhos, os cortes de carnes do país, dulche de leche, empanadas, medialunas e tantos outros quitutes saborosos que nos deixam com água na boca!
A culinária argentina é muito apreciada pelos brasileiros – mais ainda em relação às carnes – e em Ushuaia o êxito da gastronomia se mantém a todo vapor. Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, Ushuaia tem restaurantes variados e de qualidade, que oferecem pratos locais e da cozinha internacional, sempre com um toque regional. Alguns dos pratos típicos da cidade são o cordeiro patagônico, a merluza-negra e a centolla – o famoso caranguejo gigante, também conhecido como king crab. Se você é adepto de novas experiências, prove todos os pratos diferentes que puder; há vários restaurantes na cidade para experimentar esses deliciosos pratos. E já que se trata de território argentino, não deixe de abrir espaço na mesa para os vinhos, os cortes de carnes do país, dulche de leche, empanadas, medialunas e tantos outros quitutes saborosos que nos deixam com água na boca!
O QUE FAZER EM USHUAIA?
Embora seja uma cidade pequena, com pouco mais de 50 mil habitantes, Ushuaia tem vários passeios para fazer, além de bons restaurantes, locais para compras, cassinos etc.
Para aproveitar com calma tudo aquilo que o lugar oferece, sugerimos ficar 4 ou 5 dias na cidade. Há um calçadão no Porto, bem gostoso para passear pela orla no Canal Beagle, onde você poderá admirar a Cordilheira dos Andes e ficar admirando o canal e os navios que chegam todos os dias. É aí também que está a placa turística onde se lê “Ushuaia – Fin del mundo” e é daí que saem os passeios para navegação pelo Canal de Beagle. Ao lado há uma pequena feirinha de artesanato e em frente um escritório de informações turísticas.
Para entender melhor a história da cidade, não perca a visita guiada ao Museu Marítimo (antiga prisão), ou faça o passeio no Trem do Fim do Mundo que é um dos passeios imperdíveis para se fazer em Ushuaia e tem como destino o Parque Nacional da Terra do Fogo.
O trajeto de 14 km (cerca de 1 hora) passa por paisagens deslumbrantes e montanhas nevadas que deixam qualquer um encantado. O percurso é feito na réplica do trem que transportava presidiários para trabalhar e abastecer lenha à população de Ushuaia há 100 anos. Além disso, o percurso começa na Estação do Fim do Mundo, onde é possível visitar um museu com fotografias e objetos de antigos vagões de trem.
Se você gostar de história e quiser se aprofundar mais ainda, outras opções culturais são o Museu do Fim do Mundo, o Museu Yámana e a Galeria Temática Pequena História Fueguina.
Outro ponto que não pode deixar de ser feito é o da vista panorâmica do Glaciar, de Ushuaia, do Canal de Beagle e da Ilha Navarino. Para ver essa paisagem encantadora, se aventure no teleférico de Monte Glaciar Martinal que está localizado a 7 km do centro de Ushuaia. O legal do Glaciar Martial é que está aberto para visitação e tem o chão nevado o ano todo — o que é interessante para quem viaja para Ushuaia no Verão e para quem nunca viu neve. O tempo estimado para subir e descer o glacial é de aproximadamente três horas, se for de teleférico.
Para aproveitar com calma tudo aquilo que o lugar oferece, sugerimos ficar 4 ou 5 dias na cidade. Há um calçadão no Porto, bem gostoso para passear pela orla no Canal Beagle, onde você poderá admirar a Cordilheira dos Andes e ficar admirando o canal e os navios que chegam todos os dias. É aí também que está a placa turística onde se lê “Ushuaia – Fin del mundo” e é daí que saem os passeios para navegação pelo Canal de Beagle. Ao lado há uma pequena feirinha de artesanato e em frente um escritório de informações turísticas.
Trem do Fim do Mundo |
Museu Marítimo |
Parque Nacional Tierra del Fuego |
Se você gostar de história e quiser se aprofundar mais ainda, outras opções culturais são o Museu do Fim do Mundo, o Museu Yámana e a Galeria Temática Pequena História Fueguina.
Vista panorâmica do Glaciar, de Ushuaia, do Canal de Beagle e da Ilha Navarino |
Do porto sai o passeio pelo Canal de Beagle, é preciso pagar 10 pesos de taxa do porto, de onde sai o passeio. Ele tem vários tamanhos de roteiros, o mais curto sai pelo Canal de Beagle , vai até o Farol do Fim do Mundo (Farol Les Eclaireurs), passa pela Isla de los lobos e pela Islas de los pássaros e desembarca para uma pequena caminhada na Isla Bridge. O outro roteiro, o longo, disponível na Canoero inclui a aproximação da Isla Martillo (Pinguinera). Com duração que varia de 3 a 8 horas, conforme o roteiro, esse é um passeio obrigatório para todos que visitam a região.
Roteiros dos passeio pelo Canal Beagle |
Numa viagem a Ushuaia, as compras não vão ficar de lado. O mais importante que deve ser considerado pelo comprador é que as várias lojas são livres de impostos. Quase todas estas lojas se encontram na Avenida San Martín, oferecendo uma grande quantidade de produtos de reconhecidas marcas internacionais, sendo muito recomendável que as conheça e aproveite.
Ushuaia conta com dois free shops: um deles na Av. San Martín, a Duty Free Atlantico Sur, e outro no aeroporto. A loja da Av. San Martín é a maior entre as duas e vende uma grande variedade de produtos, entre eletrônicos, bebidas alcoólicas, chocolates, malas, roupas, brinquedos infantis, móveis para casa, artigos de decoração e cozinha, perfumes e cosméticos. Há vários atendentes na loja e não é preciso apresentar documentos para realizar compras.
Más tome cuidado para não estrapolar nas compras, compre somente o previsto, caso você tenha previsto no dinheiro juntado para esta viagem, pois você tem toda a volta da viajem para fazer.
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Creio que a postagem ficou um pouco extensa, más procurei colocar o máximo de informações úteis para se fazer esta viagem com um máximo de segurança possível, sem futuras surpresas, espero ter ajudado de alguma forma, a sanar dúvidas e questionamentos sobre a viajem.
O conteúdo postado aqui, foi fruto de pesquisas na internet, em diversos sites de motociclismo, turismo, segurança em viagens, enfim, tudo que poderia ser útil.
Más caso você que está fazendo o seu planejamento, ou já fez esta viajem, e quiser contribuir com mais alguma informação importante nesta postagem, com os devidos créditos, é claro, esteja a vontade.
By: Aurélio´S
Fontes de pesquisa:
<> https://www.google.com.br/maps <> http://motoexpedicaoblog.blogspot.com.br <>
<> http://www.viajenaviagem.com <> http://viagemdemoto.com <> http://instintoviajante.com <>
<> http://buellbrfinalfrontier.blogspot.com.br <> http://www.tripzone.com.br <>
<> https://www.mochilando.com.br <> http://papeldepar1.dominiotemporario.com <>
<> https://pt.wikipedia.org <> http://www.rockriders.com.br <> http://www.viagensdemotocicleta.com <>
<> http://motoexpedicaoblog.blogspot.com.br <> http://www.rauenmotoviagem.com.br <>
<> http://lapatagonia2010.blogspot.com.br <> https://quantocustaviajar.com <> https://www.youtube.com <>
<> https://guia.melhoresdestinos.com.br <> http://motoexpedicaoblog.blogspot.com.br <>
<> http://www.revistamotoclubes.com.br <> http://www.clubebigtrails.com.br <>
<> http://www.guiadasemana.com.br <> http://www.viajesim.com <> http://www.viajedecarro.com <>
<> https://www.google.com.br/maps <> http://motoexpedicaoblog.blogspot.com.br <>
<> http://www.viajenaviagem.com <> http://viagemdemoto.com <> http://instintoviajante.com <>
<> http://buellbrfinalfrontier.blogspot.com.br <> http://www.tripzone.com.br <>
<> https://www.mochilando.com.br <> http://papeldepar1.dominiotemporario.com <>
<> https://pt.wikipedia.org <> http://www.rockriders.com.br <> http://www.viagensdemotocicleta.com <>
<> http://motoexpedicaoblog.blogspot.com.br <> http://www.rauenmotoviagem.com.br <>
<> http://lapatagonia2010.blogspot.com.br <> https://quantocustaviajar.com <> https://www.youtube.com <>
<> https://guia.melhoresdestinos.com.br <> http://motoexpedicaoblog.blogspot.com.br <>
<> http://www.revistamotoclubes.com.br <> http://www.clubebigtrails.com.br <>
<> http://www.guiadasemana.com.br <> http://www.viajesim.com <> http://www.viajedecarro.com <>
Completíssimo, parabéns Aurélio!!
ResponderExcluirObrigado tchê.
ExcluirVai me poupar algumas pesquisas, o da volta...rss. Muito bom!
ResponderExcluirMás pode acrescentar mais alguma informação que tenha faltado.
ExcluirParabéns pelo texto com belas dicas. Para quem sonha em chegar ao Ushuaia, como eu, é um incentivo e tanto! Obrigado!!!
ResponderExcluirValeu Edson, procurei colocar o máximo de informações, para ajudar quem pretende fazer esta viagem.
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