Muitos perguntam como podemos evitar um tipo de acidente causado por ventos e deslocamentos de ar, enquanto transitamos com nossas motos principalmente em estradas e rodovias. Em primeiro lugar vamos entender o que são ventos e que são deslocamentos de ar, pois parecem a mesma coisa, mas não são, por isso os cuidados na pilotagem devem ser bem aplicados conforme nossas atitudes diante dessas condições adversas na condução de motos e, assim, poderemos colocar em prática as técnicas da pilotagem segura.
VENTOS: é um fenômeno natural, causados pela movimentação de Rotação e Translação da Terra. Portanto, para o piloto não tem como fugir deles. Existem dois tipos de ventos que podem causar perigo ao motociclista:
1- Ventos Laterais
2- Ventos frontais![]() |
| Considere a paisagem ao seu redor como um fator propicio a ventos laterais |
Os ventos frontais, causados naturalmente e não pela velocidade da moto, são de percepção maior em modelos de motos com suspensões mais altas, como a Trails. Ou seja, não é a moto que “corta” o vento, mas sim o vento que vai ao encontro da moto. Nesse momento o piloto sente a frente da motocicleta mais leve, sem estabilidade. Neste caso, o conselho defensivo é diminuir a velocidade e deixar o corpo mais a frente, “dando peso” à roda frontal diminuindo a leveza causada pelo vento frontal. O conselho preventivo é ajustar a suspensão traseira da moto para uma pré-carga mais dura, dessa forma o pneu frontal ficará mais “colado” ao chão deixando a moto mais estável nessa condição atmosférica.
DESLOCAMENTO DE AR: diferente dos ventos o deslocamento de ar é causado por outros veículos maiores, como caminhões e ônibus, e não pela natureza em si mesma. São quatro os tipos:
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| Veículos com grande vão entre as rodas podem causar deslocamento de ar negativo |
2- Deslocamento de ar negativo
3- Turbulência
4- Vácuo
Deslocamento de ar positivo: é muito comum isso acontecer ao ultrapassar caminhões e ônibus. Tais veículos “empurram” o ar ao se movimentarem em velocidade, assim esse ar deslocado é retirado da frente desses grandes veículos e jogado para o lado, isto é, ao lado de sua ultrapassagem. Dessa forma, o motociclista e sua moto são jogados positivamente, ou seja, para fora da via. O conselho defensivo é ultrapassar rápido e longe de caminhões e ônibus e o conselho preventivo é ter muita paciência e esperar o momento certo para ultrapassa-los. Esse efeito de deslocamento acontece, também, quando veículos passam em grande velocidade ao contrário de sua via. Dessa forma, ao vê-los chegando desloque-se ao lado direito da via, o mais longe possível deles, assim o efeito do deslocamento será muito amenizado.
Deslocamento de ar negativo: este tipo de condição adversa é o mais grave, pois da mesma explicação dos efeitos do deslocamento de ar positivo, o ar deslocado para as laterais de grandes veículos “abraça” o motociclista que está ultrapassando o qual é sugado para debaixo desses pesados caminhões. Até mesmo a força giroscópica das rodas desses grandes veículos poderá ajudar neste descolamento de ar negativo. Portanto, aproveite o que a moto pode ter, ou seja, o espaço que um carro não tem, e ultrapasse longe e rápido.
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| Veículos que vêm de frente, deslocamento de ar mito fortes. Fique longe ao passar por eles |
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| Quer ultrapassar, mantenha distância, saia do vácuo e da turbulência e ultrapasse com segurança |




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