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quarta-feira, 17 de julho de 2013

A moto não pega? Faça voce mesmo os testes

Quantas vezes vamos sair de casa e a moto não pega. Para a maioria ja é motivo para sair correndo ao mecânico, que infelizmente, em grande parte das vezes não são muito confiáveis ou são mais despreparados que o proprio motociclista.
Aí é hora de, com calma, fazer pequenos testes que podem identificar o problema e evitar gastos desnecessários e perda de tempo:

Primeiro teste:
Retire a vela e encoste na carcaça da moto (não segure na vela) e dê partida e veja a faísca que deve ser forte e de cor azulada. Se a faísca estiver azulada ok, então o problema pode ser no carburador, se tiver avermelhada ou sem faísca, o problema é com bobina, CDI, pulsor, vela, bobina de faísca.

Segundo teste:
Desconecte o cachimbo da vela, encoste o fio grosso na carcaça e dê partida, se tiver faísca então o problema é na vela, troque-a por uma nova. Se não tiver faísca vamos testar a bobina de ignição que fica embaixo do tanque.

Terceiro teste:
Bobina de ignição: retire o fio preto/amarelo (honda) que tá encaixado na bobina de ignição (são dois fios, um verde que é o terra e outro preto/vermelho que vem do CDI), encoste esse fio preto/vermelho na carcaça e dê partida, se tiver faísca o problema é a bobina de ignição. Se não tiver faísca então iremos testar o CDI.

Quarto teste:
CDI: (significa ignição por descarga capacitiva ou seja, um capacitor dentro do CDI é carregado e descarrega na bobina de ignição).
Veja o CDI se não tem algum fio desconectado, dê uma boa olhada nos encaixes, possíveis zinabres (crosta de cor esverdeada). Se tiver tudo ok, então desconecte o fio preto/vermelho (esse fio vem dos estator e é da bobina de faísca), encoste ele na carcaça do motor e dê partida e veja se tem faísca, se não tiver, então o problema é na bobina de faísca, mas se tiver faísca então só resta testar a bobina de pulso (pulsor).

Quinto teste:
Bobina de pulso: tem um fio azul/amarelo (honda) que sai também do estator (estator é onde fica os imãs e as bobinas na parte baixa do motor lado esquerdo), nesse caso você tem que ter um multitester. Mude a chave do multitester para ohms e coloque uma ponta do multiteste no fio azul/amarelo e a outra ponta na carcaça para fazer “terra”, a resistencia deve ser alta na faixa de 180 a 280 homs, se tiver baixa, substitua o pulsor.

Siga todas as instruções passo a passo e com certeza você vai solucionar o problema se ele for na parte elétrica.

Outra dica importante é que não pode ter faísca também por causa da chave de ignição com defeito, mau contato. São quatro fios, um vermelho, um verde, um preto e um preto/branco. O que nos interessa neste caso é o fio preto e branco que vem do CDI, desconecte-o e dê partida, se tiver faísca na vela então a ignição está com defeito, adquira uma nova.

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