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sábado, 29 de junho de 2013

Seguro viagem: Item imprescindível na mala de qualquer aventureiro

A paixão por desbravar novos caminhos e percorrer novas estradas está no DNA dos motociclistas. Entretanto, para viajar com a mente tranquila, é necessário tomar algumas medidas preventivas ou é possível acabar com uma grande dor de cabeça depois. Entre os cuidados mais importantes, principalmente para deslocamentos internacionais, está a contratação do Seguro Viagem.

Apesar de ninguém querer pensar no pior, especialmente quando está preparando um roteiro turístico, esse tipo de apólice deve ser adquirido pelo viajante impreterivelmente. Na Europa, por exemplo, o Tratado de Schengen, um acordo entre países do Velho Continente, torna obrigatória a aquisição desse serviço. Sem ele, é possível que o visitante seja obrigado a voltar para casa ou tenha que o adquirir na cotação de outra moeda, o que deixaria tudo mais caro.

Segundo a legislação vigente, o Seguro Viagem deve oferecer, no mínimo, as coberturas básicas de morte acidental e/ou invalidez permanente total ou parcial por acidente. Porém, o pacote de benefícios pode incluir outras coberturas como, por exemplo, perda ou roubo de bagagem, reembolso de despesas por atraso na localização das malas, atraso ou cancelamento de vôo, retorno antecipado por doença do segurado ou familiar, etc.

Algumas dicas sobre como escolher o melhor seguro para você:

1. Tenha em mente qual serviço você realmente quer contratar.
Seguro Viagem ou Assistência em Viagem? Apesar de parecerem a mesma coisa, os serviços se diferenciam. O Seguro funciona mediante reembolso. Isto é, caso seja necessário utilizar serviços médicos durante a estadia no exterior, o pagamento será realizado com o próprio dinheiro para depois ser ressarcido pela seguradora. Já na Assistência, a seguradora oferece uma rede credenciada e de parceiros cadastrados para que os procedimentos tenham andamento sem necessidade de desembolso financeiro pela parte do cliente.

Ponto negativo: Muitas coberturas de Assistência em Viagem estabelecem limites de idade. Ou seja, quanto mais idoso, mais caro. Geralmente, pessoas acima de 70 anos pagam até 50% a mais do valor.

2. Verifique se você já não possui a cobertura para viagens.
Isso mesmo. É possível que você nunca tenha utilizado ou nem tenha pensado em contratar algo desse tipo, mas algumas operadoras de cartão de crédito já o oferecem no pacote de benefícios ao cliente. Como garantia, é interessante ler a apólice para conferir o plano de cobertura.

3. Pesquise a empresa e leia todas as cláusulas do contrato.
Na hora de procurar a seguradora ideal, é necessário pesquisar e ler atentamente as letras miúdas da apólice. No contrato, estará especificada a abrangência do seguro, como quais doenças e situações cobertas.

4. Prefira uma companhia de seguros que possua atendimento em português, 24 horas.
Na hora do aperto, é importante que a empresa possua um telefone para auxílio 24 horas por dia, com números locais ou a cobrar.  Além disso, a comunicação feita no idioma nativo é muito mais fácil.

5. Não negligencie os dados.
O cálculo do valor do seguro é feito com base no tempo da viagem e nas situações que ela proporcionará.  Se durante a viagem você for realizar atividades ou esportes de risco, é importante notificar a empresa a ser contratada.

6. Repatriação Sanitária.
No recente caso envolvendo brasileiros em um acidente de balão na Turquia, em maio desse ano, algumas das vítimas da fatalidade tiveram problemas exatamente nesse quesito. Ele trata sobre o retorno ao país de origem em caso de falecimento ou acidente grave. Por isso, é importante que a cobertura de repatriação não tenha nenhum tipo de limite econômico ou geográfico. Outra questão que deve ser observada é se esse retorno pode ser feito acompanhado de um familiar, sem nenhum tipo de despesa adicional.

7. Compare o seu endereço de hospedagem com localização da rede credenciada.
Em caso de emergência, a proximidade com os locais de atendimento pode facilitar bastante.

8. Durante a viagem, tenha sempre o telefone da central de atendimento com você.
Em última instância, se tiver problemas com o serviço contratado, carregue sempre o numero da  Superintendência de Seguros Privados (Susep: 0800 021 8484).

Boa viagem!


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