"Posição de sentar-se na moto varia conforme o modelo. As motonetas e off roads são as que mais possibilitam sentar-se de forma correta. Ou seja, mantendo os pés apoiados de forma que a coluna fique ereta, sem que os ombros fiquem rígidos"

A dor nos ombros também ocorre, porque a tensão é colocada no trapézio e braços por razão de curvas, freadas e permanecer muito tempo com as pernas dobradas. Isso acaba gerando lesões musculares e nervosas como lesão de plexo braquial (que é o bloqueio dos ramos nervosos no nível da coluna cervical causando formigamentos nos braços e mãos).
Modelos de motos e nível de conforto segundo os motociclistas
Mais confortáveis
As motos off-road são as mais confortáveis e melhores para a coluna, pois permitem que a coluna fique ereta.
Na motoneta ou lambreta, existe o apoio total dos pés, diferente das motos convencionais. O condutor condiciona suas pernas para frente de seu tronco, em vez de para os lados e senta-se com os *ísquios apoiados. Por isso torna-se mais confortável a pilotagem.
Para viajar
As motos custom são as preferidas dos viajantes. Segundo os motociclistas. São muito confortáveis e robustas. As motos street são boas motos para a cidade e estrada, mas a posição de pilotagem cansa um pouco depois de um certo tempo viajando.
As motos chopper são parecidas com as customs, mas são totalmente personalizadas. Uma característica básica é que elas não têm banco para o carona.
A maioria das choppers não tem amortecedor traseiro. Então os impactos da moto no solo serão sentidos com muito mais intensidade. A coluna vertebral é o amortecedor do nosso corpo, e os altos impactos em longo prazo causam hérnias de disco.
A sport touring é uma moto esportiva carenada, mas maior, mais larga e mais potente. Elas são confortáveis para viajar e têm bom desempenho, são pesadas como as custom.
Para correr
Nas motos esportivas a posição de pilotagem não é muito confortável, porque a pessoa fica muito inclinada. No entanto, o desempenho compensa. São motos que atingem mais de 200 km/h com facilidade.
As big scooters são as scooters de 250 cc ou mais. Elas atingem boa velocidade e são bem confortáveis. O banco é mais anatômico e a ausência de marcha facilita a pilotagem. Elas normalmente têm muito espaço para acomodar bagagem. Alguns modelos chegam a ter rádio para ouvir música.
Existem muitos tipos de moto, para todos os gostos: trial, café-racer, streetfighters... Normalmente nas de 1000 cc é necessário inclinar o tronco, igual às motos de corrida e a posição para pilotar não é muito confortável.
*Osso que constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo.
Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/fisioterapia_sentar_moto.htm - por Juliana Prestes Mancuso
As custom, por não propiciarem um apoio dos pés, na minha opinião, sobrecarregam os quadris. Eu que rodo entre 480 e 900 quilometros por semana sinto bastante esta sobrecarga. Tanto que estou fazendo test drive com umas big trails. Até agora achei que são mais confortáveis no quesito dor nas costas.
ResponderExcluir