Google+ MGTE | Moto Grupo Tchê Estradeiros: Cardápio para longas viagens de moto
" UMA BOA VIAGEM LIMPA A SUA MENTE, RESTAURA A SUA FÉ E TE MOSTRA A BELEZA DA VIDA! "

terça-feira, 30 de abril de 2013

Cardápio para longas viagens de moto

Em todo check list nos preocupamos em levar peças essenciais para a moto, equipamentos pessoais, câmara fotográfica, GPS, etc.
Esquecemos o mais importante.
O que comer e beber na viagem?
Não estou falando pra levar fogãozinho, panelas, alimentos, temperos... Nada disso. 

Se bem que se alguém tiver algum dote culinário, um fogareiro de camping quebra um galhão, nem que seja para um cafezinho ou chá. 
Mas alguns alimentos funcionais devem e podem ser levados. Vejam as dicas:
- Barra de cereais (detesto, mas no aperto são ótimas e se conservam bem).
- Frutas secas ou desidratadas (passas, damascos, figos, etc.)
- Amendoim salgado (adoro), castanhas de caju, nozes, avelãs, amêndoas, etc.


Se levar o fogareiro de camping, leve alguns pacotinhos de sopa pronta desidratada, ocupam pouco espaço e podem dar conforto ao estomago em alguma ocasião.
- Café solúvel e chás (quem não gosta?).
- Cubos de caldo concentrado (no aperto podem dar sabor a uma comidinha de emergência. Até numa caneca de água quente, porque não?)


- Não é o ideal, mas adoçantes são ótimos para o café ou chás. Conservam bem na viagem, ocupam menos espaço e tem embalagem a prova d’água. 


Procurando um lugar pra comer? 
Em muitos lugares não há opção, você vai ter que se alimentar num pé-sujo qualquer. 


Veja as dicas e o que pedir:
- Saladas ou pratos crus são um perigo evite (nunca se sabe como e se estão bem lavados ou conservados)!
- Nunca peça nada fora do cardápio do local, o dono pode se irritar e sabotar a tua comida (isso se chama terrorismo gastronômico e é comum até em bons restaurantes... 
- Acima de tudo peça a sua comida bem quente (nem que você tenha que esfriar com um abanador de papelão depois). O calor mata as bactérias e isso é importante!
- Todo restaurante, por mais simples que seja tem a sua especialidade. É isso que você deve pedir. É o prato mais pedido, deve estar mais fresco e quem sabe, muito gostoso, você pode ter surpresas agradáveis.
Bebidas? Sempre industrializadas se puder (água, refrigerantes, cerveja e até vinho). Na falta vai ter que levar as famosas pastilhinhas depuradoras de água. Ou você pode ferver a água no fogareiro e esperar esfriar. Da trabalho, mas funciona.
Para o mal estar de altitude levar Dramin B6 (acha-se fácil em qualquer farmácia) tomar 1 comprimido 1 hora antes de enfrentar altitudes, ou quando já estiver com o mal estar tomar 2 comprimidos e descansar (esta dose pode causar sonolência). Mascar folhas de Coca ou beber seu chá funcionam também mas devem ser utilizados o tempo todo, pois tem ação passageira. Nos países andinos vendem ótimos remédios também para este fim. Informe-se em farmácias locais (¨Mal de Puno¨ ou ¨Soroche¨)

Espero ter ajudado os amigos em algumas dicas. 

BOA VIAGEM!

(por Pino Rossi)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...