Ter um estilo de vida saudável e boa alimentação ajuda a pilotar!
Foto: Divulgação |
Texto: Mariana Parra, nutricionista
Andar de moto é muito bom! E participar de eventos de motociclismo, então, melhor ainda! Entretanto, nos dias de calor a gente sofre… Andar com roupas de couro e preto nesse calor… Neste período de calor intenso é importante tomarmos alguns cuidados, em especial quando estamos equipados para andar de moto.
Os eventos de motociclismo são regados a churrasco, cerveja e muito Rock´n Roll. Agitação total, o que ajuda a desidratar. A bebida alcoólica também nos leva a uma diurese intensa, pois o álcool inibe o hormônio antidiurético.
A desidratação também pode resultar em quedas de pressão. Entre as principais dicas para motociclistas está o consumo de água, que nesse caso, é um santo remédio, principalmente nos dias mais quentes. Manter o corpo hidratado ajuda no controle da pressão.
Mas o que funciona mesmo é ter uma dieta equilibrada. Uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes oferece vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Os minerais como o sódio e o potássio são fundamentais para o controle da pressão arterial. Melancia, banana, melão, laranja, mexerica e vegetais verde escuro são ricos nesses minerais.
O churrasco também oferece riscos que podem ser minimizados com substituição das carnes utilizadas e moderação. Além de trazer sérios malefícios a nossa saúde, pode prejudicar no rendimento do motociclista durante a pilotagem, afinal a digestão destes alimentos mais gordurosos será muito mais lento e pesará muito mais trazendo desconfortos.
Outro problema bem freqüente entre os motociclistas é a hipoglicemia. Para quem não sabe, andar de moto gera adrenalina e adrenalina queima açúcar e se não tem açúcar para queimar, é chão! Uma hora de moto equivale a 40 minutos de caminhada.
Uma das grandes preocupações é o hábito do brasileiro de tomar um café da manhã ‘meia-boca’. Este é o principal fator para que uma hipoglicemia acontecesse. Outro, é pilotar por horas sem se alimentar ou pelo menos tomar algo com açúcar, como um refrigerante para quem não é diabético.
Para entender o que acontece quando um motociclista tem uma crise de hipoglicemia vamos comparar a uma moto que de repente começa a falhar e a não obedecer aos comandos. O freio não funciona, o motor perde potência e você não consegue controlar a moto de forma segura. Parece que nada funciona e que tudo está solto exatamente na pior hora que do dia para se pilotar – o fim-de-tarde ou o lusco-fusco. Fica tudo cinza e vai escurecendo aos poucos.
Em um ser humano isso provoca desmaios e até convulsões. Em alta velocidade pode ocorrer que a moto passe reto numa curva e o piloto se torne passageiro, sem que possa sair dela ou usar seus instintos para tentar se salvar. Simplesmente você apaga e o resto é consequência, fatalidade ou sorte de continuar vivo.
Siga estas dicas, alimente-se e cuide da sua saúde. A moto exige uma resistência e gera um desgaste muito maior que o carro. Estar bem fisicamente influencia diretamente no resultado de sua pilotagem. Tem muita estrada para andar por aí. Procure um Nutricionista e além de ter uma vida saudável, tenha melhores rendimentos em suas pilotagens!
Nenhum comentário :
Postar um comentário