Google+ MGTE | Moto Grupo Tchê Estradeiros: O Efeito Shimmy
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quinta-feira, 3 de maio de 2018

O Efeito Shimmy

Antes de entendermos o que é o shimmy é necessário saber que, quando uma moto está em movimento, as forças estabilizantes do sistema de direção (a roda dianteira), estão atuando permanentemente no sentido de se contrapor às forças que tendem a desestabilizar a moto (ventos laterais, irregularidades do piso, peso que se desloca para um dos lados, etc).

Portanto, o sistema de direção, ainda que você não perceba, está permanentemente atuando, corrigindo todas as irregularidades, com pequenos movimentos da roda dianteira para os lados, fazendo uma compensação.

Às vezes este movimento é tão pequeno que você nem nota. Mas isto é mais fácil de perceber quando estamos em baixa velocidade, quase parando. Você já observou que nesta situação, muitas vezes, a moto se desloca para a direita e para a esquerda saindo do traçado normal? É o sistema de direção atuando para tentar manter o equilíbrio.

O shimmy é uma perturbação que ocorre quando a frequência de correção da roda coincide com a frequência de rotação da mesma. Quando isto ocorre, surge uma vibração de quatro a dez hertz, ou seja, de quatro a dez vezes por segundo, o seu guidão passa a oscilar. Para eliminar o shimmy, basta que você saia dessa velocidade crítica, aumentando ou diminuindo um pouco a velocidade em que você se encontra, e o shimmy automaticamente irá desaparecer.

Os elementos que podem influenciar e tornar mais suscetível o aparecimento de shimmy são: o estado dos pneus, o balanceamento das rodas, e a regulagem da porca do canote do sistema de direção. O aperto desta porca deve ser feito por torquímetro de precisão, já que ele pode permitir gerar mais ou menos shimmy.

O shimming acontece quando “ruídos” entram em mesma frequência, assim qualquer alteração da frequência de um dos ruídos já é suficiente para reduzir esse efeito, como: reduzir ou aumentar a velocidade (sem frear pois aumenta a “força” do shimming e você pode cair rapidinho), reduzir o centro de gravidade (ex: colar o peito no tanque). O importante é não deixar o shimming passar do limite de estabilidade da moto.

Por isso o amortecedor de direção é bastante util, mas se passar do limite , não há amortecedor que segure, mas tem que atentar que na freada o shimming aumenta... O ideal é tirar a mão do acelerador ou encostar o peito no tanque.



Observem que quando começou o Shimmy, o piloto freou, aí FERROU de vez!!

Contribuição: Tchê Cartell

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