A viagem ao Atacama transcorreu tudo maravilhosamente bem. Todas as metas estipuladas no roteiro foram atingidas. Todas as cidades marcadas como pouso dentro do cronograma especificado. 90% da viagem sem chuva. Não tivemos qualquer problema com as polícias da Argentina, Chile e Uruguai nos postos de controle a beira das Rutas, geralmente em entradas de cidades ou pequenas comunidades. Nas únicas duas vezes que fomos parados, uma no início da viagem na Argentina, logo após a divisa o policial só perguntou onde estávamos indo e desejou boa viagem. Na segunda abordagem, já na volta, perto da divisa com o Uruguai, foi na "famosa" província de Entre Rios (famosa pela corrupção dos puliça) fomos abordados mas apenas verificação de rotina e bate papo sobre motos. O Paulo Cartell até tirou foto do "puliça"...hehe.
Os povos argentino, chileno e uruguaio nos trataram muito bem!... não temos nada para falar, só elogios. As motos e seus entrépidos motociclistas...rs foram o foco e fato gerador de bons papos em portunhol...rs. Bom, nas paisagens nem preciso falar, não há adjetivos suficientes. Com relação as motos, em especial a minha carburadinha, nada a reclamar, pouco sofreu com a altitude, só uma vez e outra que deu alguma rateadinha. Não precisei tirar o filtro. Dei um beijo na motoca quando cheguei em casa, pois me trouxe sem problemas mecânicos. Todo o trajeto da saída da minha casa até a chegada de volta deu quase 7 mil quilômetros, exatamente 6.942 Kms. Para este trajeto mais longo, dos dois mil dólares que levei para as conversões sobraram 442 dólares dólares. Foram 19 dias de viagem. Sobraram também 1.270 pesos argentinos. Leve dólar é mais vantajoso na conversão e bancos aceitam. O real em Caldera em um banco não aceitou para conversão. O Paulo Cartell teve que fazer a conversão do real em uma casa de câmbio em La Serena. Os bancos geralmente pedem o passaporte. Sobre o passaporte, não é preciso, mas facilita em muito nas aduanas. Levem passaporte, não precisa preencher formulários.
Roteiro da viagem:
Foram 19 dias de viagem, eu partindo de Canoas/RS e Cartell partindo de Rio Grande/RS, se encontrando na BR-290, no posto Ipiranga em São Sepé/RS ( 30°21'51.9"S 53°31'42.9"W ) e de lá em direção a Rosário do Sul/RS, para o primeiro pouso, partindo no dia seguinte em direção a Uruguaiana/RS. Passamos pelo Chaco Argentino, no norte. Passamos pelas cidades e lugarejos de Corrientes, Resistência, Presidência Roque Saenz Penna (2º pouso da viagem), San Salvador de Jujuy (3º pouso da viagem), Tilcara (4º pouso da viagem), Susques, ja subindo a Cordilheira dos Andes. Cruzamos a divisa entre Argentina e Chile pelo Paso Jama, na ida. No Chile passamos por San Pedro de Atacama, onde lá ficamos 3 dias, Calama e seguimos até o Oceano Pacífico, chegando em Antofagasta (ficamos 2 dias). Passamos pela estátua "La mano" 73 kms após Antofagasta, via Panamericana, a Ruta 5, em direção a Santiago. Seguimos algumas vezes pela costa do pacífico, entre o mar e o deserto do Atacama. Visitamos na descida para o sul Copiapó, Caldera(pouso), La Serena(02 dias), Concon (02 dias), Vina Del Mar, Valparaíso, fomos a capital Santiago. Na subida novamente pela Cordilheira dos Andes, passamos por Los Andes, cruzamos pelo Paso Los Libertadores, via túnel Cristo Redentor (9kms de ext.). Daí fomos ao parque onde está o Monte Aconcágua, Mendoza(02 dias), passamos pela localidade de Villa Carlos Paz (pouso), Cordoba, Santa-Fé, uma cidade de nome Parana, onde cruzamos o rio parana por baixo, via túnel!. uma localidade chamada Vale (pouso). Cruzamos a divisa da Argentina com Uruguai, via Payssandú, passamos pelo Departamento de Taquerembó, cruzando pela cidade de mesmo nome. Por fim, fomos entrar na fronteira com o Brasil via Rivera, entrando por Santana do Livramento/RS. Da saída da casa do AJ até a volta, foram quase 7 mil kms, exatamente 6.942 kms. em 19 dias. AJ foi em uma Shadow 600, ano 2000, com tanque alargado de 18 L e levou um tanque auxiliar de 10L. O seu parceiro de viagem o Paulo Cartell foi com uma BMW ano 2000 também, modelo R 1150 GS, com motor boxer, com tanque original de 22 L. mais o galão auxiliar de 10L. AJ levou em dinheiro U$2.045,00 (dois mil e quarenta e cinco dólares), sendo que retornou com a sobra de U$ 442,00 (quatrocentos e quarenta e dois dólares) e $1.270,00 pesos argentinos. Paulo dos R$5.000,00 (cinco mil reais) que levou, retornou com R$500,00.
by Cartell:
Nenhum comentário :
Postar um comentário