Transportar crianças na garupa da motocicleta é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro, porém o condutor deve preocupar-se em garantir a segurança do carona. A subgerente de veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Carla Matos, destaca que há uma série de procedimentos a serem seguidos para garantir o transporte seguro de crianças nesse veículo.
“Muitos motociclistas não sabem e acabam desobedecendo a lei de trânsito, mas somente crianças acima de 07 anos podem ser transportadas em motocicletas. Além de ser uma situação ilegal gera um risco, pois as crianças perdem mais facilmente o equilíbrio em curvas, manobras e freadas”, afirma Carla.
O motociclista que for flagrado realizando o transporte de crianças menores de 07 anos está passível de ser autuado pela infração gravíssima, com multa de R$ 191,54, soma de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recolhimento da carteira e perda do direito de dirigir.
Outra situação ilegal e que põe em risco a segurança da criança e dos demais: transportar crianças entre duas pessoas ou no colo de um passageiro adulto. Neste caso, o condutor está cometendo uma infração média, pois circula com veículo com lotação excedente, sob pena de multa e medida administrativa de retenção do veículo.
“Ainda que a criança tenha idade superior a 07 anos, os pais ou responsáveis devem garantir que ela utilize capacete e roupa que minimize o risco de lesões. Além disso, é necessário que as crianças tenham altura apropriada para que seus pés fiquem apoiados na pedaleira e que consigam ter firmeza nos braços e mãos”, alerta a subgerente.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Detran|ES Eduardo Brinco (27)3137-1652 / 9943-7060 eduardo.brinco@detran.es.gov.br Karla Danielle Secatto (27)3137-2627 / 9979-1779 karla.secatto@detran.es.gov
Fonte: Governo ES
Fonte: Governo ES
Nenhum comentário :
Postar um comentário