Protetores infláveis para motociclistas — as famosas jaquetas com airbags — não são exatamente novidade. Um de seus fabricantes é a Dainese, uma das mais empresas mais famosas de equipamentos de segurança para motociclistas. Eles acabaram de lançar a última versão do D-Air, seu colete inflável para motociclistas, e parece que está melhor do que nunca.
Os primeiros protótipos do D-Air foram testados em 2000, e mostraram com sucesso que era possível ter um sistema de airbags independente, que protegesse as partes vitais do motociclista — abdome, tórax e pescoço — em caso de queda sem ligação física com a moto.
Ao longo de treze anos o equipamento foi incorporado a jaquetas e macacões. Seu sistema é baseado em sensores e acelerômetros espalhados pelo corpo do motociclista e em pontos estratégicos da motocicleta — como o garfo e a parte inferior do banco — que detectam as condições de uma colisão ou uma queda, e um algorítimo que determina o exato momento para o acionamento dos airbags.
Com uma unidade de controle inteligente e até mesmo um botão de liga/desliga, o D-Air protege de forma bem mais eficiente do que os outros airbags para motociclistas. Estes dependem de uma ligação física com a moto para serem ativados, e só o fazem se o motociclista for atirado para longe, soltando o “gatilho” que libera o gás sob alta pressão. O D-Air é bem mais sofisticado e consegue identificar uma variedade de situações de risco — e desta forma só ativa os airbags caso seja realmente necessário.
A última geração do sistema D-Air Street, versão do equipamento feita para uso nas ruas, foi lançada em 2007. A novidade fica por conta do novo design dos airbags torácicos, que abraçam o motociclista e oferecem muito mais proteção do que o modelo antigo. Os testes realizados em corridas têm sido bem sucedidos e é uma questão de tempo até que o novo modelo chegue às ruas.
A Dainese é uma companhia de equipamentos motociclísticos que foi fundada em 1972, na Itália. Na Europa, os coletes, jaquetas e macacões com airbags fabricados pela companhia são bem mais conhecidos e difundidos do que no Brasil — e foram responsáveis por levar a tecnologia dos airbags para motociclistas para as massas.
Estudos dizem que airbags para motos podem reduzir o risco de morte em até 80% em caso de um acidente.
Recentemente chegou a ser discutida a possibilidade de tornar obrigatório o uso do equipamento no Brasil. Como toda grande mudança no modo como o brasileiro conduz seus veículos, a medida gerou discussão: seria mesmo para a segurança dos motociclistas ou beneficiaria mais os fabricantes e importadores? Um equipamento de segurança como este não é barato — mesmo os coletes mais simples custam quase R$ 500.
Uma jaqueta com a tecnologia D-Air da Dainese custa cerca de € 2.300 na Europa, o equivalente a quase R$ 7 mil, sem contar impostos e frete. O custo do D-Air no Brasil certamente seria proibitivo para a maioria dos motociclistas, ao menos em um primeiro momento.
Você acha que este tipo de equipamento teria futuro por aqui?
Fonte: http://www.jalopnik.com.br - por DALMO HERNANDES
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