Fazer curvas é o feito mais prazeroso na motocicleta. Prazeroso e temível! Só de imaginar teu corpo deitando junto com a moto, chegando até o chão?!?!
Bem, vou tentar ser o mais didático e simples possível. Quero que vocês analisem as fotos, que tentei separar por cada estilo de moto.
Precisamos CONHECER os dois limites de inclinação da moto:
1- Limite Físico: é o limite onde as partes fixas da moto existem, como pedaleiras, mata cachorro, descanso lateral e central, escapamento, bolsas laterais, etc.
2- Limite de Segurança: é o limite da borda, lateral, ombro do pneu (sabe aqueles "cabelinhos" que ficam bem nas laterais do pneu? ), borda de ataque.
Conhecendo esses limites, lembrem-se que existem 3 posicionamentos onde o piloto poderá se comportar nas curvas:
1- Corpo inclinado junto com a moto; 2- Corpo mais inclinado do que a moto e; 3- Corpo reto e moto mais inclinada do que o corpo . Mas, qual é a posição do corpo mais segura? Isso tudo vai depender da velocidade, pneu, atrito do solo... . Deixa esta análise para outro post. O importante saber agora é qual o limite de inclinação. É bom lembrar que pneu se deforma nas curvas. Isso é bom! Que, também, o peso do piloto influencia nesta deformação e suspensão. Isso também é bom! Então. vamos as fotos:
Scooter: Geralmente, por serem mais baixas, algumas pegam escapamento (protetores) e descanso lateral. Na Lead pega o descanso lateral ( esse descanso é vendido separadamente. As Leads não vem com esse descanso original).
Custom: Meu Deus! As custons são especiais. Têm muito limite de pneu (Limite de Segurança). Por serem baixas e "compridas" as pedaleiras raspam no chão. Dá um sustão danado, mas pode manter a trajetória da curva que, mesmo raspando as pedaleiras, a magrela vai. Os limites físicos são menores do que os limites de segurança. As pedaleiras chegam primeiro, mas ainda tem pneu adoidado!
Nakeds: Aqui temos que tomar muito cuidado! Muitas nakeds possuem limites físicos muito altos. As suspensões são mais duras, portanto, o peso do piloto não irá influenciar para baixar a moto e sentir, assim, as pedaleiras como limites. Alguns modelos vem com pneus com pouca flexibilidade. E, nos enganamos ao pensar que as nakeds são motos como as esportivas. Elas até se parecem com as esportivas (com limites absurdos de inclinação), mas não são!
Streets e CUBs, de pequenas cilindradas: inclinam muito! Mas, por terem pedaleiras não retráteis (fixas) limitam bastante sua inclinação. Muitas quedas, entre os profissionais de moto, estão relacionadas em curvas muito inclinadas e "rebate" a pedaleira no chão "estilingando" o piloto. Porém, muitas pequenas streets já estão vindo com pedaleiras retráteis (obrigado, leitor "Anônimo", pelo comentário. De fato, são 80% do mercado. Desculpe-me o esquecimento, Valeu!).
Trails e Big Trails: Taí um estilo curioso. Muitos acham que por serem altas, os limites físicos (pedaleiras) não encostam no chão. Pelo contrário: com pneus mais voltados para asfalto e com suspensões mais "moles", o peso do piloto influencia muito. Temos que, neste caso, conhecer muito bem o pneu que está sendo usado, para que as bordas do mesmo não ultrapasse a borracha e, aí, chão!!!
Alguns pneus com maior tendência ao uso on- off, e motos mais altas (Ténéré 250, por expl.), embora com um pneu excelente original de fábrica, não permite "abusar" em tentar encostar as pedaleiras, porque o Limite de Segurança do
pneu é insuficiente para tal inclinação. Pelo menos, eu não me atrevi a tentar.
Esportivas ou Sport Turing: Assim como as nakeds, muito cuidado! Pedaleiras altas e suspensões duras, nos enganam ao atingir as pedaleiras no chão. Porém, os compostos de borracha dos pneus são, geralmente, mais macios. Este fato compensa inclinações mais radicais.
Muitos modelos são calçados com pneus muito duros. Analisem bem esses pneus e modelos e respeitem as inclinações,
principalmente em entradas e saídas de
curvas em maiores velocidades.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
1- Por favor, eu não estou incentivando que você saia por aí fazendo curvas e encostando as pedaleiras no chão. O que eu quero é que você saiba que a moto possui muitos limites de segurança que, se precisar, ela lhe poderá dar, em situações de emergência;
2- Os pneus, nestas fotos acima, foram devidamente aquecidos, antes de entrarem nas curvas. Aquecimento lateral;
3- Pista seca.
4- Acelerações e retomadas de acelerações sem "socos" nas saídas de curvas, com sensibilidade ao "re-acelerar"(para evitar ser jogado com muita rapidez o torque{alguns dizem potência} na roda traseira, evitando derrapagens e quedas.
5- Frenagens dianteiras sempre antes da curva.
6- Lembrem-se: a força que empurra a moto para o chão é maior enquanto inclinada, por isso acelerar mansamente, progressivamente, dentro da curva, neutralizando a força da gravidade.
1- Por favor, eu não estou incentivando que você saia por aí fazendo curvas e encostando as pedaleiras no chão. O que eu quero é que você saiba que a moto possui muitos limites de segurança que, se precisar, ela lhe poderá dar, em situações de emergência;
2- Os pneus, nestas fotos acima, foram devidamente aquecidos, antes de entrarem nas curvas. Aquecimento lateral;
3- Pista seca.
4- Acelerações e retomadas de acelerações sem "socos" nas saídas de curvas, com sensibilidade ao "re-acelerar"(para evitar ser jogado com muita rapidez o torque{alguns dizem potência} na roda traseira, evitando derrapagens e quedas.
5- Frenagens dianteiras sempre antes da curva.
6- Lembrem-se: a força que empurra a moto para o chão é maior enquanto inclinada, por isso acelerar mansamente, progressivamente, dentro da curva, neutralizando a força da gravidade.
Bem, claro que devemos sempre conhecer a máquina que pilotaremos. A prudência e o respeito devem vir em primeiro lugar, do que as técnicas. TER TÉCNICA E NÃO TER COMPORTAMENTO, não irá evitar o acidente.
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